Análise: Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Warner Bros. / Divulgação

Quando chegou ao Cartoon Network em 2013 substituindo Justiça Jovem, Os Jovens Titãs em Ação!, como era de se esperar, sofreu com uma enxurrada de críticas quanto a maneira abobalhada que os personagens da DC eram retratados – críticas que permanecem até os dias de hoje. O tempo se passou, alguns deixaram isso de lado e abraçaram a animação, e outros seguiram (e seguem) no tormento de odiá-la com todas as forças. Fato é que seu sucesso quebrou barreiras, chegando agora às telonas com seu próprio filme. O texto não contém spoilers.

Warner Bros. / Divulgação

Se engana quem pensa que Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é apenas um “longo episódio” da série animada, não mesmo. É mais do que isso. E principalmente: é extremamente divertido, agradando não só os pequenos, mas também os mais velhos. Um musical da DC.

O longa é recheado de referências para todos os lados, e singelas homenagens a clássicos do cinemas. Algumas delas serão pegas apenas pelos adultos, como o “Salve Martha!” de Batman vs Superman, a introdução a De Volta para o Futuro e outras por todos os públicos, como a participação nem um pouco discreta de Stan Lee. Sensacional.

O mais bacana é que nenhuma dessas piadas ao Universo DC e a própria Warner Bros. (referências escondidas a produções da WB estão por todos os lados) são “para nada”, elas desencadeiam funções importantes para a trama, conduzindo a história para frente. E se você for esperto o suficiente, vai pegar todas elas.

E se o filme tem alguma mensagem positiva para passar, é simplesmente o da amizade, companheirismo, ou.. “ninguém quer saber disso não.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é um respiro para o gênero de filmes de super-heróis, sempre feroz, épico demais, levado a sério demais. Sem exagero, uma das melhores produções lançadas pela DC. Um deleite para os fãs (que sabem diferenciar as coisas).

Ps: Slaaaade.