Análise: Once Upon a Katamari – Feito para os fãs

Reprodução.

Há alguns anos foi lançado um título para PlayStation 2 que chamou de imediato a atenção pela sua estranheza e jogabilidade divertida, porém diferente, onde vemos um príncipe que carrega uma bola chamada katamari que faz com que qualquer coisa grude nela e faça crescer e assim cumprir as ordens do seu pai, o Rei Cosmos, para recriar suas estrelas e a Lua — além do viciante tema “Na Na Na Katamari Damacyyyyyy…“. Devido ao sucesso, no ano seguinte, foi lançada sua sequência e uma enxurrada de novos jogos. Once Upon a Katamari, lançado no último dia 23 de outubro, é um destes.

Rengame / Bandai Namco / Divulgação

Katamari segue a mesma gameplay que popularizou a franquia. Para grudar tudo o que está em seu caminho existe um tempo limite, caso contrário, terá de se resolver com o Rei Cosmos em um game over com um mini game. Por outro lado, para quem busca novidades que diferem na jogabilidade, pode se decepcionar. Em contrapartida, seu diferencial quanto aos demais é que este é ambientado em épocas diferentes, como a era feudal japonesa, além de um item exclusivo como um ímã para atrair objetos para sua bola e assim agilizar seu serviço e não ter que aturar a bronca do seu pai.

Outra novidade é o modo KatamaruBall, um multiplayer que pode seguir online ou offline em até 4 jogadores para se divertir com amigos.

Ainda falando da gameplay, um ponto que incomodou é que a jogabilidade é difícil de se acostumar e se adaptar, tem momentos que você se trava em um ponto, sendo obrigado a reiniciar a fase. Recomendo para quem for experimentar o novo jogo, procurar os clássicos para treinar, evitando assim um mal julgamento. Adianto que ele é um jogo divertido e viciante.

Rengame / Bandai Namco / Divulgação

O visual segue o mesmo estilo cartunesco e bizarro como a franquia. A trilha sonora é bastante confortável, como a canção DIVER, de Yakushimaru Etsuko, mais conhecida pelo tema de encerramento de Hi Score Girl e da abertura da 3ª temporada de Sailor Moon Crystal.

Para finalizar, Once Upon a Katamari é um jogo feito para fãs. Quem curtiu os games anteriores e quer mais do mesmo, vai se divertir. Quem nunca jogou, dê uma chance e experimente esse ou qualquer outro da franquia Katamari. Estilos diferentes merecem sua atenção.

Nota: 7/10

Once Upon a Katamari está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X e PC (via Steam).

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*