
Baseado no mangá escrito por Hawkman, o estúdio OLM (Pokémon) está trazendo para as telas a adaptação em anime de Nyaight of the Living Cat. A Crunchyroll confirmou sua exibição em simultâneo e, como forma de divulgação, nos enviaram os primeiros episódios desta peculiar comédia de terror.
As comédias de terror são um gênero que vem ficando em alta na cultura pop, afinal, um susto é bom – mas acompanhado de uma risada é melhor ainda. No mundo dos animes, tivemos algo parecido com 100 Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi, disponível na própria Crunchyroll e na Netflix. Mas, Nyaight consegue ter o mesmo carisma do título citado? Bem… Não muito.
A série se utiliza do apocalipse zumbi para fazer uma brincadeira do tipo ‘e se isso ocorresse com gatos?‘. Pois bem, um paciente zero possui o patógeno e acaba passando para outros bichanos, os infectando e, para piorar a situação, contaminando os humanos que acabam se transformando em gatinhos fofinhos.

A ideia é interessante, mas faltou algum tempero na história. Ela até chega a nos entreter, mas não é tão engraçada quanto deveria ser, ou pretendia ser. O protagonista é genérico e sem personalidade – um homem extremamente malhado que, mesmo com seu visual intimidador, é um apaixonado por felinos e quase passa mal ao não poder fazer carinho nos bichinhos. Ao tocar um gato, a transformação é imediata.
Não que os personagens secundários sejam mais interessantes. Eles não são. Mas, por ser o protagonista, esperava algo mais interessante. Na real, você só percebe que ele é o ‘herói’ após um tempo de tela de tão sem carisma que a criatura é.
Uma coisa que me incomodou é o fato da história não seguir em frente. Eles ficam voltando ao passado e apresentando personagens, ao invés de ir adiante. É simplesmente irritante e desnecessário. Esta técnica narrativa me chateia, na primeira vez que aconteceu, teve sentido mas utilizar disso outras vezes foi algo sem sentido. Eu esperava algo a mais deste anime, ele parecia ser bem divertido. Para não ser cruel, dei umas três risadas. Mas só foi isso mesmo.

Mas, como eu disse acima, ele consegue entreter. A história pode não ser hilária, mas trabalha de forma razoável em te manter curioso no que irá acontecer e quem poderá se transformar em gato. O tom meio sombrio das cenas também lhe deixa mais imerso e sem o sentimento de que tudo ficará bem – e não digo isso por conta do terror, mas por causa do amor que esta gente tem por gatos e a mania de querer agarrar e fazer carinho nos mesmos. Sério, parece até que se esqueceram que estão num apocalipse de patas fofuchas e peludas.
Um ponto positivo é a abertura e eu sou suspeito para falar sobre, pois eu amo aberturas, e essa daqui é muito boa. A banda de rock The Yellow Monkey – responsáveis pelo primeiro encerramento do anime clássico de Samurai X, Tactics, um hino! – é quem canta a música chamada Cat City. Eu tenho mania de acompanhar animes mais ou menos apenas por conta de uma abertura boa.
Mas eu já disse isso em outras análises e volto a repetir: caso queira assistir e tirar suas próprias conclusões, vá em frente! Sua experiência pode ser diferente da minha. Esperarei a versão dublada, nossos profissionais costumam melhorar obras gringas.
PS: cada episódio apresenta uma cena pós-créditos, ensinando a melhor forma de lidar com os gatinhos domésticos.
Nota: 6/10
Nyaight of the Living Cat estreia dia 6 de julho na Crunchyroll, com exibição simultânea e dublagem confirmada.
Agradecimentos a Crunchyroll pelo envio antecipado do material.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*