
Foi em 1997 quando Castlevania Symphony of the Night marcava a primeira passagem à era dos 32 bits com uma nova jogabilidade, focando na exploração, coleta de itens escondidos, passagens após derrota de chefes e mistérios que, após solucionados, traziam novas áreas do castelo do Conde Dracula. Anos mais tarde, sem um novo título da franquia, desenvolvedores de produtoras indie passaram a criar seu próprio Castlevania, utilizando elementos que tornaram um sucesso arrebatador no PlayStation 1, isso é claro, com novos recursos de jogabilidade.

Nocturnal 2, que teve sua demo lançada em 27 de janeiro pela Sunnyside Games na Steam, é aquele típico projeto que deseja ser um sucessor espiritual de Castlevania. Nele, você controla Ardeshir, portador da Chama Duradoura, explorando a cidade de Ytash para quebrar uma maldição ligada à escuridão que consumiu sua terra.
Por mais que Nocturnal 2 se inspire no jogo de PlayStation, alguns elementos foram remodelados, dando um contraste à sua contraparte. Temos como destaque o foco no puzzle ou quebra-cabeças, onde na maioria das vezes precisa-se resolver enigmas, adicionando seu poder das chamas para acender as velas de candelabro aos arredores do castelo, com algumas em específico sendo a porta de passagens secretas.

Ardeshir ainda conta com uma espada em seu arsenal para batalhar contra os inimigos que vão aparecer de forma ocasional. Temos um combate ao estilo mooth and fluid que segue movimentos contínuos, rápidos e sem solavancos. Aqui, as lutas estão muito bem animadas com o poder do fogo, parecendo uma dança muito bem coreografada com o contorno flamejante e, em certos momentos, que remetem até um hack’and slash em duas dimensões, sendo esse o seu ponto mais alto.
A ambientação, embora tenhamos um clima melancólico e uma trilha quase silenciosa, traz um traço mais cartunesco com uma arte pintada à mão nos sprites dos personagens e nas movimentações, o que torna tudo ainda mais bonito. A cidade de Ytash possui uma inspiração nas arquiteturas persas, algo semelhante ao que Castlevania buscou em sua influência nas arquiteturas góticas do século XII, que combinou com a temática vampiresca. Como Nocturnal 2 possui uma outra temática, suas referências tomam mais cautela para buscar uma identidade própria.

A julgar pela prévia, o que temos aqui é um título promissor para os apreciadores do estilo e aos que buscam uma experiência imersiva completa. Esperamos ver o que mais pode se trazer, assim que sair o jogo completo.
A demo de Nocturnal 2 se encontra disponível na Steam, em uma campanha inicial de aproximadamente uma hora. Seu lançamento está previsto para primeiro trimestre de 2026 na Steam e Nintendo Switch.
Nota: 9/10
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Notícias relacionadas
Análise: Marvel Cosmic Invasion – Entre na iniciativa “Marvel para Todos”
Jogo acerta ao divertir mesmo sem inovar
Análise: Earthion – Entre o simples que faz diferença e o genérico esquecível
Aventura espacial honesta, mas que pode cair em esquecimento rapidamente

