Análise – My Hero Academia: Vigilantes | Segunda temporada segue com ar cotidiano

No ano de 2025, a adaptação em anime de My Hero Academia: Vigilantes chegou ao catálogo da Crunchyroll, baseado no mangá escrito por Hideyuki Furuhashi e arte por Betten Court. Sendo este um spin-off de My Hero Academia, a série apresenta um enredo que ocorre anos antes da trama original.
O que me conquistou em Vigilantes é que mesmo sendo um derivado, a história segue com suas próprias pernas. O autor soube trilhar um caminho único, mesmo com alguns acenos da história principal, afinal tudo ocorre no mesmo universo.
Para começar, o protagonista – Koichi, ou The Crawler – também se inspira no All Might e sonha em utilizar suas habilidades para fazer o bem, tal qual o Midoriya. Para se sentir motivado, ele veste uma jaqueta inspirada no herói para realizar boas ações no bairro onde vive. No entanto, ele não é um estudante da UA – sendo um jovem adulto, ele frequenta uma faculdade comum e estuda Sociologia dos Heróis.

Como muitos nesta faixa etária, o rapaz tenta se encontrar na vida e manter pulsante a sua ambição. Acredito que Koichi é um personagem bastante relacionável, mesmo com a característica ingenuidade e bondade exagerada típica de um protagonista. Mas não se engane, os três personagens principais não apresentam um desenvolvimento tão original, mas conseguem conquistar com seu carisma.
Mas como eu disse, Vigilantes anda com suas próprias pernas.
Não sendo um herói profissional e agindo apenas como um bom cidadão nas noites de Tóquio, The Crawler não é levado a sério e sempre acaba sendo tratado como uma piada – embora muitos apreciem sua ajuda. Em uma noite onde as coisas estavam saindo do controle, conhecemos Knuckleduster. O grandalhão bem ao estilo Batman que surge para auxiliar o rapaz que tentava ajudar uma aspirante a idol chamada Kazuho, codinome Pop Step.
Mesmo com uma interação no mínimo estranha, os três acabam se unindo e formando um pequeno grupo disfuncional que patrulha a cidade em busca dos responsáveis por uma droga chamada Trigger. Até o momento, esta é a maior ameaça da história. O anime não nos apresenta um grande vilão, pelo menos ainda não. O grande mal é este tóxico que aumenta as individualidades de seres poderosos e os deixam descontrolados. Com isso, esta nova animação de My Hero Academia segue um ritmo diferente, com uma missão distinta – mesmo com a aparição de rostos familiares.

A segunda temporada se inicia com este mesmo cheiro de cotidiano e atividades triviais. Achei curioso que o primeiro ano terminou de uma forma razoavelmente fechada, óbvio que ainda haviam questões a serem respondidas, mas não houve um gancho ligando os episódios. Diante disso, os novos capítulos se iniciam meses depois e o mesmo clima de dia-a-dia permanece e acompanhamos Koichi e Kazuho indo participar de um evento idol numa cidade do interior.
Todavia, a ameaça continua sendo esta misteriosa equipe de vilões e sua droga, apresentando um perigo crescente e que deverá se tornar uma dor de cabeça real para os heróis num futuro próximo. Afinal, o mesmo ocorreu na série principal – o mal foi se desenvolvendo aos poucos. Mesmo com sua própria trajetória, Vigilantes ainda bebe do suco que tornou My Hero Academia algo interessante ao seu público.
My Hero Academia: Vigilantes possui uma ação legal, um visual curioso e algumas onomatopeias dos quadrinhos que tornam a experiência agradável. Ele pode não ser um shounen de sucesso, mas tem potencial para garantir alguns fãs.
Nota: 8/10
Agradecimentos a Crunchyroll pelo envio antecipado do material.
A segunda temporada de My Hero Academia: Vigilantes estreia nesta segunda-feira (5), com um novo episódio sendo lançado semanalmente. A dublagem dos novos capítulos está confirmada.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Notícias relacionadas
My Hero Academia: Vigilantes – 2ª temporada ganha mês de estreia
Anime pode ser conferido na Crunchyroll
My Hero Academia – Vigilantes: 2ª temporada ganha trailer e data de estreia
A nova temporada estreia em janeiro de 2026 na Crunchyroll

