Análise: Mandragora Whispers of the Witch Tree – Uma mistura de RPG com soulslike

Souls-like é um dos atuais gêneros em ascensão graças à Demon’s Souls, e consequentemente, diversos outros jogos inspirados neste título foram surgindo, utilizando a esquiva; memorização e muita estratégia ao atacar os inimigos. Mandragora – Whispers of the Witch Tree, lançado no último dia 17 de março, também se aproveita deste gênero, desta vez mesclando com um RPG de ação side scrolling, com influências de metroidvania.
A história, com roteiro assinado por Brian Mitsoda, de Vampire: The Masquerade – Bloodlines, nos leva em um mundo onde demônios praticamente dominaram o vilarejo de Faelduum. A humanidade vive as escondidas em suas cabanas e você, como o herói dessa jornada, deve expurgar as criaturas, para que o povo da sua aldeia volte a viver felizes, saindo dos seus refúgios.

Mandragora aproveita muito das mecânicas de souls-like. Os inimigos são extremamente fortes, o primeiro chefe – um lobo gigante – faz com que o jogador precise atacar duas vezes e depois ficar esquivando. Quando o usuário morre, acaba perdendo as almas coletadas que poderiam ser usadas para aumentar o nível em locais de save game.
Como mencionado no início, o jogo se aproveita de outros estilos, sendo possível interagir com outros NPCs para dialogar e oferecer objetivos para que seu personagem prossiga na história. Ainda falando nisso, Mandragora oferece várias classes para construção do seu protagonista, sendo as mais destacáveis “Vanguard“, para utilização de espadas e escudos; “Spellbinder“, especialização de magias e “Nightshade” para ataques a longa distância com adagas. Na questão de jogabilidade, o título ainda traz momentos onde o jogador precisa pular e saltar sobre plataformas, o que fornece uma experiência de imersão mais agradável e menos repetitiva.

Embora seja u título souls-like, o jogo é bastante intuitivo e serve como treino para domínio deste gênero antes de aventurar em um Dark Souls da vida. Pelo recente lançamento, o preço pode se mostrar pouco salgado, então sugiro aguardar a chegada de alguma promoção para adquirir.
Nota: 8/10.
Mandragora Whispers of the Witch Tree está disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox Series X e Series S e PC (via Steam).
*Review feito a partir de uma cópia de Mandragora Whispers of the Witch Tree, enviada pela Knights Peak e 4Divinity.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Notícias relacionadas
Análise: Rage of Dragon NEO – revisitando um clássico
Disponível para diversas plataformas
Análise – Freedom Wars Remastered: uma retomada da ação estratégica e distópica
Freedom Wars Remastered traz de volta o clássico do PS Vita com gráficos aprimorados