Análise: Lazarus | Uma corrida contra o tempo

Reprodução.

Lazarus é o mais novo anime original do Adult Swim, programado para estrear no próximo domingo (6) no canal fechado e na plataforma Max. Com isso, tive acesso aos cinco primeiros episódios desta nova série que foi criada por Shinichiro Watanabe e desenvolvido pela estúdios MAPPA e Sola Entertainment.

Caso você não conheça o Shinichiro, ele é o criador de Cowboy Bebop e também de Samurai Champloo. O cineasta japonês ainda produziu dois episódios do cult Animatrix, além de Carole & Tuesday e Terror in Resonance. Sua animação fluída está presente nesta nova produção, assim como aquelas cenas de luta leves e soltas, bem características do Spike Spielgel. Inclusive, Axel Gilberto lembra um pouco o Spike, principalmente em sua aparência.

Axel é o nosso protagonista, brasileiro, o rapaz é um presidiário que recebe uma proposta: fazer parte de uma equipe chamada Lazarus. O objetivo? Encontrar um cientista chamado Dr. Skinner – o criador de uma droga conhecida como Hapuna, que acabou com as dores e doenças da humanidade e isso parece ótimo… Entretanto, o cara tinha outros objetivos com esta pílula.

Adult Swim / MAPPA / Sola Entertainment / Divulgação

Gilberto é o protagonista, sim é verdade, mas a história não gira em torno dele. Pelos menos neste cinco capítulos iniciais, ele é apenas mais um peão ali presente, assim como seus outros quatro companheiros de grupo. A peça que realmente importa é o Skinner. Um homem que ganhou prêmios, ajudava pessoas necessitadas e agia como um ótimo ser humano e, aparentemente do nada, resolveu desenvolver um medicamento que irá matar todos aqueles que o tomaram em exatos 30 dias.

O anúncio desta morte iminente foi revelada três anos antes. No entanto, é curioso que o governo só tenha se mexido para tentar resolver o problema tão perto do inevitável. De toda forma, este grupo é formado por ex-presidiários e, temos claramente uma inspiração no Esquadrão Suicida: grupo de pessoas que não se conhecem, precisam trabalhar juntos, tem uma mulher que os reuniu e dar as ordens, usam um bracelete que os vigia 24h por dia e impedem que saiam da linha ou receberão dor. Se tentarem algo contra a vida da chefe, receberão muita dor também.

Mesmo com a clara inspiração na equipe da DC Comics, é com a Marvel que Axel quer se identificar. Ao escutar que eles seriam heróis, ele prontamente comenta se eles seriam iguais aos Vingadores e a ideia lhe agrada o fazendo permanecer nisso. Levar um choque do bracelete não foi motivo suficiente, aparentemente.

Adult Swim / MAPPA / Sola Entertainment / Divulgação

Voltando ao Skinner, ele simplesmente sumiu e a missão do Lazarus é encontrar o cientista e obrigar o mesmo a dizer qual é a cura. Em cada episódio, eles investigam o paradeiro do antigo bom samaritano que cansou da ruindade humana e deseja extermina-la. Num tom que lembra os filmes de ação dos anos 1990, que o seu pai assistia na Sessão da Tarde, veremos criminosos; viagens a outras cidades e países; uso de disfarces; além de perseguições de carro e em telhados alheios.

Um ponto bem positivo é sua trama consistente, então você não verá histórias paralelas sendo desenvolvidas. O anime tem um objetivo e ele foca neste objetivo até o fim, ou pelo menos até o capítulo que nos foi disponibilizado.

É como foi dito acima, estes personagens principais agem apenas como peões para o caminhar da história, eles não são desenvolvidos e, pelo menos comigo, não houve identificação com nenhum destes cinco. Nem mesmo com o Axel, mesmo ele sendo o mais carismático – protagonismo ajuda nisso. Mas os demais? Nem lembro seus nomes.

Todavia, vale a pena conferir sim. Lazarus pode não se tornar o grande anime da temporada e nem vir a ser um dos mais populares de 2025, mas é um bom entretenimento.

Minha nota para ele?: 7/10.

Agradecimentos a Warner Bros. Discovery pelo envio antecipado do material.

Lazarus estreia neste domingo (6) na Max e Adult Swim.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*