Análise: Jujutsu Kaisen Execução – Um trailer da nova temporada em forma de filme

Reprodução.

Não sei se vocês repararam, mas entre os animes populares, sempre tem um com inspirações mutuas, como Dragon Ball, Naruto e até mesmo em Yu Yu Hakusho, com cenários urbanos e referências a espiritismo, ocultismo e culturas religiosas japonesas, foi assim com Bleach, Dandadan e Jujutsu Kaisen. Assim como tantos outros, Jujutsu Kaisen passou por duas temporadas bem-sucedidas e encerrou a segunda fase de uma maneira inconclusiva. Muitos fãs esperavam ansiosos por uma nova saga, concluindo de vez o arco “Incidente de Shibuya” e, para dar um gostinho do que vem por aí, um novo filme compilado chegou aos cinemas, com os episódios finais da saga de Shibuya e os primeiros capítulos do arco do Jogo do Abate.

MAPPA / Divulgação

Jujutsu Kaisen Execução, como já mencionado, começa nos momentos finais da segunda temporada e quem não viu coloca um spoiler bem na sua cara, com duas mortes importantíssimas. Yuji Itadori está ao redor da cidade devastada, lamentando a derrota da equipe, e é aí que somos introduzidos aos novos personagens, como Yuta Okkotsu (Jujutsu Kaisen 0) e outros que inclusive já apareceram no segundo arco.

Um detalhe que gostaria de ressaltar é que, quando acompanhei a segunda temporada de Jujutsu Kaisen, ficava muito perdido, pois eram personagens que apareciam do nada e a narrativa ficava confusa, fazendo com que precisasse reassistir algumas vezes.

Ao conferir o projeto na tela grande, também percebi essa questão, quando Aoi Todo, Yuki Tsukumo e Yuta Okkotsu apareceram em cena, e fiquei receoso quanto a recepção do público e seu entendimento. Entretanto, quando fui conversar com essas pessoas, elas por sua vez comentaram que ficaram curiosas de acompanhar a série original, para detalhes destes personagens, suas motivações e como tudo se encaixa até ‘Execução’.

MAPPA / Divulgação

Em contrapartida, o longa se desenvolve em um ritmo acelerado, com muita luta e porradaria. Temos o duelo entre Yuji Itadori e Yuta Okkotsu, que é um dos maiores destaques e é um dos momentos mais aguardados. Acredito eu que a luta deve ser bem mais detalhada no aguardado terceiro ano da série, entretanto podemos sentir o gostinho da luta. Por outro lado, o dinamismo faz parecer que a obra é mais um trailer do que uma película em si. Geralmente, projetos que funcionam com recapitulações de uma saga pegam os momentos mais importantes e condensam para que o espectador que nunca viu o anime ou gostaria de rever, se entretenha e muitas vezes considera-se o filme melhor que a série.

Aliás uma grande bola fora por parte da Sony e da Crunchyroll foi a falta de uma versão dublada, que em suma limita o alcance nas salas de cinema. Uma pena.

Pode-se dizer que Jujutsu Kaisen Execução é um silêncio que precede o esporro? Ao contrário de Chainsaw Man: O Filme – Arco da Reze que foi uma saga muito bem trabalhada em um filme, neste é praticamente um resumo rápido e mal resolvido. Espero que a nova temporada consiga trabalhar muito bem, explicando todos os nós que a fase anterior deixou e traga lutas mais empolgantes, com introdução que nos faça nos apegar ao personagem.

Nota: 6/10

Jujutsu Kaisen Execução está em cartaz nos cinemas brasileiros.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*