Análise: Irmão do Jorel | Permanece criativo e divertido

Reprodução.

Irmão do Jorel está chegando ao final de sua quinta temporada na próxima semana, lembrando que uma sexta está devidamente confirmada. Por isso, tive acesso a dois capítulos: um especial com a participação do cantor brega Falcão e o final de temporada.

Toda a criatividade que o criador desta série possui, manteve-se como um diamante nestas duas histórias. Juliano Enrico – que inclusive aprecio o trabalho desde quando apresentava o Acesso MTV – soube, mais uma vez, unir o mundo das animações com o mundo mágico das crianças brasileiras em uma mistura envolvente.

No especial com o Falcão, a trama é um daqueles spin-off fora de órbita onde vemos um Irmão do Jorel diferenciado, ao lado de uma versão sua chamada de ‘irmãozinho’. Juntos, eles se divertem ao som do Sr. Girassol – dublado pelo cantor cearense. O objetivo desta aventura é divulgar o álbum da flor cantora e fazer com que mais pessoas tenham acesso a sua música.

Cartoon Network / Copa Studio / Divulgação

E, como eu disse acima, há novamente situações muito próximas de todos nós que crescemos aqui na Terra Brasilis, mas que também torna-se algo universal. Afinal, quem nunca perdeu um par de um sapato? Ou de uma sandália? E os aventureiros passam justamente no meio desse pessoal perdido. Este episódio deu uma sensação de estar assistindo a TV Cultura, com aqueles programas infantis característicos da emissora paulista que habitavam suas tardes nos anos 90.

O segundo capítulo que nos foi disponibilizado, trata-se do final de temporada, com o Seu Edson colocando seu plano de virar um diretor de cinema em prática. Nesta aventura, acompanhamos o Irmão do Jorel e sua doce Vovó Juju sendo os protagonistas deste projeto cinematográfico – que ainda conta com a participação de Fafá de Belém.

Ambas as histórias possuem o tempo de execução parecido, com 11 minutos mais ou menos, e a mesma qualidade que é marca da série e do Copa Studio. Juliano mostra que possui bastante material em sua mente para criar histórias envolventes, que começam com algo simples e tornam-se épicos em pouco tempo. São estas animações que caem no gosto do público e acabam virando um clássico e Irmão do Jorel, definitivamente, já é um membro deste seleto grupo.

Cartoon Network / Copa Studio / Divulgação

Nota: 9/10

Os novos episódios de Irmão do Jorel estão disponíveis na Max e chegam no dia 19 de maio no Cartoon Network. A série também é exibida na TV Cultura.

*Agradecimento à Warner Bros. Discovery pelo envio do material

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*