Analíse: Hell is Us – Um jogo que merece sua atenção

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Um de meus maiores arrependimentos quando tinha oportunidade é certamente o de ter ignorado o survival horror, por considerá-los um tipo de jogo que precisava ficar o cenário todo, apertando o quadrado toda hora, para aparecer um item importante, contentando-me em assistir gameplays no YouTube para saber onde tinha que ir, o que me deixava com uma experiência maçante e consequentemente acreditava que todos nesse estilo fossem assim. Tudo mudou com o remake de Resident Evil, no qual passei a ir atrás de outros jogos da franquia e modalidades.

Assim que tomei gosto pelos survival horror, apareceu para mim Hell is Us. Aqui nós controlamos Rémi que viaja para Hadea, um país devastado, habitado por criaturas misteriosas em busca de pistas de sua família.

Rogue Factor / Nacon / Divulgação

Uma das coisas que podem surpreender os jogadores em Hell is Us é a ausência dos famosos modo guia, como marcador de missão, exigindo que você explore os cenários para completar seu objetivo. No máximo, você terá uma bússola para te guiar, para não ficar perdido. Entretanto, o diálogo com os personagens é crucial para saber onde onde ir. Não se preocupe, se pular uma conversa, haverá notas importantes no menu. Assim, ele não será um jogo onde você precisa se virar, como certos jogos que tive o desprazer de jogar.

Hell is Us também apresenta um sistema de combate, inspirado em gêneros de souls-like, embora não exige esquivas e bloqueios para enfrentar as criaturas, podendo interessar a jogadores novatos que busquem um Dark Souls mais light para treinar, antes de experimentar um jogo da franquia. Porem o game peca na repetição, sem que exista alguma criatividade nos combates em ocasiões futuras, consequentemente o jogo fica cansativo depois, embora seja sustentado pelos sistemas de puzzles ou os famosos enigmas e quebra-cabeças para resolver para prosseguir no game e conforme mencionado sistema de exploração.

Rogue Factor / Nacon / Divulgação

Já que toquei no assunto, os puzzles seguem o básico de colocar colunas no desenho correspondente ao modelo apresentado as paredes, além de buscar itens em locais abertos, alguns NPCs ou Personagens Não Jogáveis informarão onde estão esses itens, como “está em uma cabana ao norte”, compensando o sistema de combate, para satisfazer o jogador.

Para mim, Hell is Us é um misto de sentimentos bons e ruins, não dá para dizer que é um game indispensável, porém você pode viver sem jogar. Uma mistura de Survival Horror com Souls-like pode ser uma experiência interessante e curiosa, entretanto está para vir uma franquia de peso utilizando o mesmo sistema híbrido que pode fazer com que jogadores ignorem Hell is Us. Eu recomendaria que dê uma oportunidade para o game, mesmo que for para comprar em uma promoção e jogar quando estiver escassos de jogos de survival horror.

Nota: 7/10

Hell is Us será lançado nesta quinta-feira (4) para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC (via Steam).

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*