
A Metamorphosis Games e Fireshine Games lançaram no último dia 16 de julho o título Gestalt: Steam & Cinder. Essa aventura metroidvania 2D faz homenagem à um movimento cultural que vem se desenvolvendo muito ultimamente: o Steampunk, cuja interpretação começa a partir do nome dado ao jogo, onde podemos dizer que:
- Gestalt é uma configuração, enaltecendo cada elemento criado nesse indie game de uma forma que se algo for retirado ou acrescentado,a totalidade deixará de ser perfeita;
- Vapor ou força que move as máquinas e geram outras formas de energia da forma como Nikola Tesla teria feito no lugar de Thomas Edison;
- Cinzas, por fim, a carbonização, a única certeza que se tem diante de uma revolução, provocada com o intuito de dias melhores.

Ambientado na era vitoriana em meio à mecanismos movidos a vapor característicos da Revolução Industrial e literatura europeus do séc. XIX, o jogo é protagonizado por Aletheia, que não é filha de Micalatéia, muito menos neta de Olonéia, é a ruiva da vez com traços de Anime que vem para nós recordar de Carmen Sandiego, misturada com Zero do universo Megaman, além de, é claro, Samus e Alucard. Talvez tanta energia seja o motivo de sua índole forte capaz de encarar uma aventura, resolvendo casa missão iniciada a partir de diálogos com NPCs, devidamente anotado em seu diário, que podemos consultar junto às demais informações que instigam a exploração minuciosa dos cenários em busca não somente de itens, extirpando arruaceiros, automatas, um imenso aracnídeos metálicos, além de dos confins aterrorizam a cidade de Canaan, Irkalla e demais regiões, desde a superfície até as profundezas.

A diversão e ação, com gráficos pixelados são visualmente capazes de transmitir uma atmosfera de fantasia, combates intensos e com um nível de dificuldade robusto, envolvido por uma trilha sonora cativante e sutilmente apresentada em cada lugar ou momento, variando desde o estilo western, até new age, lembrando o clássico grupo Era. Você será cativado por latidos de Corgis perdidos carentes por um cafuné, envolvido pelos drinks do Vincent em seu bar aconchegante, perderá a paciência com a atitude do Renard, baterá ponto diante do mural de Durandal#413, se surpreende com as habilidades metalúrgicas de Bram, dentre tantos outros personagens aliados e inimigos.

A tensão será elevada a ponto de se perceber esticando o pescoço enquanto estiver na parte superior da tela enquanto não acionar o comando para visualizar o que há para sobre o chapéu da nossa guerreira em busca da verdade sobre o poder do abismo, o combate contra os efeitos do escleroma, a existência de vestígios da mácula em seu corpo. Enfim, o envolvimento é garantido ao passo em que avança no jogo, principalmente se você deseja platinar, cumprindo com tudo que tem a ser feito, percorrendo todos os locais com itens que só se pode pegar com novas habilidades alcançadas, fazendo da Aletheia uma Soldner lendária.
Gestalt: Steam and Cinder está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.