Análise: Five Nights at Freddy’s 2 – Deixar o passado é difícil, mas necessário

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Five Nights at Freddy’s 2 se conecta de maneira muito direta aos jogos, especialmente ao FNAF 2 (segundo jogo franquia), ao trazer a personagem Puppet para o centro da trama e reforçar elementos clássicos da franquia, da ambientação pesada aos animatrônicos repaginados, passando pelos jumpscares característicos. A produção incorpora referências claras à lore, incluindo os incidentes envolvendo crianças e a própria evolução da pizzaria, resultando numa adaptação que genuinamente captura a atmosfera e os mistérios dos games — o que deve agradar em cheio aos fãs.

Tudo começa quando a antiga pizzaria volta a ser marcada por eventos estranhos após o surgimento do Puppet, ligado a um incidente do passado. Com segredos antigos vindo à tona, o perigo agora ganha um novo patamar, que se expande em possibilidades, à vezes bem executadas, em outras nem tanto. Uma sensação ambígua.

No campo técnico, a sequência mostra uma melhora evidente. A fotografia e a iluminação trabalham melhor o clima opressivo, enquanto os animatrônicos apresentam designs mais caprichados e movimentos mais fluidos. A trilha e a mixagem de som ajudam a construir tensão sem depender apenas de sustos abruptos. A direção e a montagem também demonstram mais segurança, entregando um ritmo mais constante e menos engessado do que o do primeiro longa.

No fim das contas, o filme cumpre bem seu papel. Respeita a narrativa dos jogos, apresenta uma trilha retrô que funciona e ainda oferece uma cena pós-créditos pensada para os fãs mais atentos. De modo geral, deve agradar ao público que já acompanha a franquia ainda que, para quem busca inovação ou algo além do fan service, a experiência possa parecer familiar demais. Definitivamente, não é para todo mundo, mas para quem se destina, ele acerta em todos os sentidos.

Nota: 8/10

Five Nights at Freddy’s 2 está em cartaz nos cinemas brasileiros.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*