Análise: Fading Afternoon – um jogo independente e robusto

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O desenvolvedor indie, Yeo, lançou em 14 de setembro na Steam o jogo indie Fadin Afternoon, um título que condensa elementos beat ‘em up, cinema e quadrinhos japoneses em uma trajetória fan game, que se expressa com uso da pixel art 2D, música e história melancólicas para embalar a trajetória de vida do protagonista Seiji “Gozuki” Maruyama, após sair da penitenciária. Mas será que isso é capaz de nos prender em uma boa narrativa?

Yeo / Divulgação

A interessante jogabilidade robusta, permite ao jogador por o casaco, tirar o casaco, jogar o casaco no chão, além de tantas outras tantas funções relativas à sua identidade visual. Dedicar comandos para essas ações — que em outros títulos eram interpretados como provocação ou mesmo golpe falso — incluindo o período estático e sem movimentação que também nos surpreendia ver o personagem executar um movimento independente, oferecem à Gozuki uma interação um pouco mais complexa com objetos, cenários, NPCs até mesmo para concluir os desafios sugeridos no Steam, principalmente por jogadores que querem fazer tudo que o jogo oferece.

Essa experiência aproxima o título desenvolvido por Yeo à suas inspirações em obras cinematográficas asiáticas, como as de autoria de Takeshi Kitano, igualmente rica de situações cotidianas, acrescidas de cenas de ação com arma branca ou de fogo, incluindo momentos de descontração como a prática da pesca, ida à discoteca entre outras atividades que podemos interpretar como reinserção do protagonista à sociedade e cabe ao jogador decidir o caminho a percorrer por seus atos.

Yeo / Divulgação

Como você viu aqui, a relação estabelecida com o chefe da Yakuza, Aniki Azuma, traçou o destino de Seiji Maruyama de uma forma tão marcante que se houvesse uma forma de voltar no tempo, nada do que foi feito seria mudado e a partir dessa convicção, um circulo de relações é ampliada para uma rede de conspiração contra as demais facções criminosas, quase como que a própria lei fosse imposta pelos atritos ocasionados entre eles, lançando um olhar sobre o nosso anti-herói o comparando ao general demônio mitológico budista conhecido culturalmente como Gozuki, logo é possível interpretar o tamanho dos crimes cometido no passado.

Yeo / Divulgação

Fading Afternoon é um complexo jogo para o público adulto, principalmente aos que são da velha-guarda e que gradativamente acompanham os jogos desenvolvidos por Yeo, focado nessa temática que agrada por ter uma visão de câmera lateral (side scroller) em que é possível fazer o que quiser em um mundo aberto, com lutas em que estão presentes as artes marciais em meio à um simulador de vida real com elementos de RPG. É uma boa trama, com vários finais que oferecem aventuras semelhantes ao que também é visto em animes, embora as principais mídias que inspiraram esse título sejam o mangá e os filmes. Os elementos atmosféricos trazem para esse drama nostálgico dos anos 1980, o resgate de uma estética de jogos famosos, principalmente aqueles que foram desenvolvidos pela Technos Japan, o que assegura diversão por longas horas.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*