
Após um hiato de mais de 20 anos, a popular franquia do PlayStation 2, Budokai Tenkaichi, retorna com o subtítulo Sparking!, que é o nome original no Japão. Apresentando gráficos de última geração e o maior elenco da série que inclui lutadores da Saga Z, GT, Super e até do recente Daima, Dragon Ball: Sparking! Zero busca agradar os fãs de longa data e conquistar novos fãs de Dragon Ball que surgiram nas últimas décadas.
A Bandai Namco ofereceu a oportunidade de jogar em antecipado a versão completa do jogo e, neste texto, apresento uma análise após cerca de 30 horas de gameplay. Antes, porém, destaco que durante o período disponível para fazer essa análise não foi possível testar os modos online devido ao curto período de tempo e restrição de horários dos servidores. Portanto, todo a análise foi escrita com base apenas nos modos offline.
O JOGO
Dragon Ball: Sparking! Zero oferece dois principais modos de jogo: “Episódios de Batalha” que funciona como o modo história e “Batalha Customizada” onde você pode selecionar diversas batalhas extras criadas para o jogo ou até mesmo criar a sua própria batalha. Além deles, modos tradicionais em jogos de luta também estão presentes tais como: batalhar contra a CPU ou contra outro jogador (seja de forma individual ou em equipe), participar de batalhas online (ranqueadas ou não) ou ainda no modo de torneios que podem ser customizados ou escolhidos a partir de uma seleção.
Pensando em agradar aos novos e antigos jogadores, o game oferece dois modos de controle: o modo padrão que é uma versão modernizada e o clássico que mantém os comandos dos jogos antigos. Além disso, é possível selecionar entre um estilo totalmente automático que auxilia na execução de combos e defesas, um estilo com todos esses auxílios desligados ou um meio termo que é a configuração padrão. Dependendo do seu estilo, é recomendado ativar todos os auxílios para que você aos poucos aprenda os comandos. O jogo também oferece um vasto modo de treinamento que auxiliará na aprendizagem dos comandos e é recomendado que você gaste um tempo ali.

O MODO HISTÓRIA
Se você busca jogar para reviver momentos de Dragon Ball Z e Super, o modo principal, “Episódios de Batalha” deverá ser sua primeira escolha. Nele, você terá à disposição alguns personagens como Goku, Vegeta, Piccolo, Gohan, Freeza, entre outros e poderá acompanhar sua história através de pequenas cenas, imagens estáticas e diálogos. Nesse modo, as cenas contam com a possibilidade de você ativar uma câmera em primeira pessoa e acompanhar alguns dos principais acontecimentos clássicos do anime sob uma nova perspectiva. A ideia pode até parecer interessante, mas o resultado final é passar a maior parte do tempo olhando para o inimigo enquanto algum diálogo acontece.
Não deixa de ser uma adição mas, honestamente, fiquei com a sensação de ser um conteúdo totalmente esquecível.
Um ponto negativo é a maneira como a história é explorada. Se você começar com o Goku poderá acompanhar todos os seus principais momentos até a luta contra Jiren. O problema é que os momentos em que Goku não está presente são contados brevemente com algumas linhas de texto e criando diversos saltos para quem gostaria de vivenciar a história de forma contínua. Ok, eu sei que a essa altura todo mundo já deve conhecer a história do Z de ponta a ponta, mas ainda sim fica um pouco estranho o tanto de corte abrupto ou até mesmo a repetição de lutas quando você joga a saga de outro personagem. Se a ideia era focar nas lutas e fazer algo mais simples do ponto de vista narrativo, talvez outras formas poderiam formar um ritmo mais agradável.
Mas, da mesma forma que esse modo possui pontos negativos, devemos destacar os pontos positivos. Há muito conteúdo para explorar nesse modo que agradará bastante jogadores que não pretendem embarcar nos modos online. Além dos caminhos principais, o jogo oferece rotas alternativas na história, por exemplo, você pode escolher não se juntar ao Piccolo para enfrentar o Radditz e, caso cumpra todos os requisitos secundários, a história alternativa irá se desenrolando e criando histórias que afetam outros personagens. Não vou entrar em detalhes exatos, mas é legal o “e se isso acontecesse”. Para facilitar, é possível retornar em qualquer batalha e refazer uma específica para criar novas possibilidade.
O jogo oferece um mapa de história, como se fosse mapa de jogo de plataforma onde você vai avançando e liberando as fases. Para fãs antigos da série Budokai o sentimento de nostalgia deve aparecer, porém eu achei meio confuso a navegação bem como identificar os objetivos secundários. Talvez falte clareza em indicar isso ao jogador. Mesmo você acessando os objetivos no menu de pausa alguns não são tão claros e aparecem apenas como: reduza a vida do oponente. Mas reduzir até quanto? Metade? Um terço? Esses pontos deveriam ser mais claros. Alguns estão associados aos acontecimentos do anime e para fãs de longa data isso não deverá ser um problema.

CRIE UMA HISTÓRIA
O segundo modo, “Batalha Customizada” apresenta uma interessante adição. Nele, é possível você criar diferentes tipos de batalha escolhendo condições, cenas e diálogos. O número de opções é consideravelmente alto e conforme você avança na história dos Episódios de Batalha mais opções são desbloqueadas. Ao testar o modo senti muita dificuldade em localizar elementos, como falas específicas.
Não é possível você criar seus próprios diálogos, você deve encontrar as frases já prontas para inserir. Algumas dessas frases constam com palavras que podem ser substituídas por outras. Após criar suas batalhas, é possível testar e, caso conclua, fica disponível carregar essa batalha para que outros jogadores possam testar. A ideia de criar suas batalhas, com uma pequena história de fundo, é interessante, mas a execução me pareceu complexa. Talvez alguns jogadores se aprofundem nesse modo e criem boas batalhas atraindo jogadores online para testar, porém uma parte desses jogadores pode achar tudo muito confuso e focar apenas na biblioteca de batalhas ao invés de contribuir com novas.
DIFICULDADES E CUSTOMIZAÇÃO
Talvez o que mais me incomodou no game sejam os menus e sua navegação. O jogo segue um padrão de jogar várias informações ao mesmo tempo sem o cuidado de explicar aos poucos as mecânicas. O próprio modo história deveria ser responsável por isso e, no avançar das lutas, mostrando tudo o que há disponível em termos de mecânicas de batalha, itens e customização. Aos poucos fui explorando e compreendendo mais o sistema. Mesmo assim, achei pouco intuitivo.
Além do que foi citado no modo de criação, há o menu de personalização dos personagens que o jogo não deixa tão claro sua utilização e mecânicas como, por exemplo, a possibilidade de salvar grupos de itens para utilizar em qualquer personagem. Também destaco que deveria existir uma forma mais acessível de utilizar essa tela enquanto você está no modo de história. Necessitar de sair da tela de história, voltar ao menu inicial e escolher o menu de customização complica um processo que deveria ser bem mais simples. Por horas eu ignorei completamente a customização devido a campanha não ter pausas. Só depois de apanhar (muito) é que fui buscar essa customização na esperança de melhorar o personagem.
Por sinal, algumas batalhas principais estão MUITO complicadas. Fiquei refletindo se eu estava sendo muito noob ou existia uma dificuldade elevada e tendo a ficar com a segunda opção. Sofri pra vencer a luta do Goku contra o Vegeta, coisa que não aconteceu com, por exemplo, Kid Boo. Confesso que estou bem curioso para ver como será a reação das pessoas com essas batalhas específicas para entender se eu estava fazendo algo errado ou não.
Até o momento que escrevo esse texto, o jogo se encontra na versão 1.3 e não sei se haverá algum patch modificando isso.
Por fim, o game oferece diversos personagens desbloqueáveis que você pode obter apenas jogando os diferentes modos ou comprando com dinheiro in-game (moeda do jogo) que você obtém ao vencer batalhas e avançar no modo história. Além disso, skins, músicas, imagens, falas entre outros itens também podem ser comprados nessa loja. O jogo também oferece desbloqueio de alguns itens e personagens para quem comprar edições mais completas e um Season Pass que irá incluir novos personagens do filme Super Super Hero e Dragon Ball Daima.
VALE A PENA?
Dragon Ball: Sparking! Zero ressuscita a série Budokai Tenkaichi apresentando um jogo visualmente lindo e com batalhas mais frenéticas do que as apresentadas no anime. Com muito conteúdo offline a desbravar, possibilidade de partidas online e um modo criação que poderá apresentar mais horas de desafios aos jogadores, esse talvez seja um dos maiores jogos de luta de Dragon Ball. Um modo história que pode ser confuso, uma dificuldade pontual estranha e menus confusos podem afastar algumas pessoas dos bons conteúdos ali presentes. No geral, esse é um jogo para qualquer fã ter na sua prateleira.
- Pontos Positivos:
Visual incrível
Elenco praticamente completo
Muito conteúdo para aproveitar
- Pontos Negativos:
Algumas mecânicas pouco intuitivas
Curva de aprendizagem
Cadê a dublagem?
NOTA: 8
DRAGON BALL: SPARKING! ZERO tem lançamento programado para de outubro e estará disponível para PC, Xbox Series e Playstation 5.
Para fins de análise, foi utilizada uma cópia do jogo na versão de PS5 gentilmente cedida pela Bandai Namco.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
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