Análise: Dead End – Paranormal Park é perfeito para os órfãos de Gravity Falls

Reprodução

A Netflix estreou em sua plataforma uma nova série animada que pode ser muito boa para os fãs órfãos da finalizada Gravity Falls: Um Verão de Mistérios da Disney, oficialmente chamada no Brasil de Guardiões da Mansão do Terror, Dead End: Paranormal Park é uma animação que traz aquele clima de terror infanto-juvenil de uma forma bem divertida.

A série animada foi criada por Hamish Steele e foi baseada numa Graphic Novel escrita pelo mesmo e chamada de DeadEndia. Sua animação foi produzida pelo estúdio Blink Industries e estreou com a marca Original Netflix neste mês de junho na plataforma do Tudum.

Com classificação indicativa de 10 anos e com 10 episódios que duram entre 26 e 30 minutos, Dead End é uma boa pedida para maratonar junto com a família. A trama apresenta dois adolescentes, que estudam no mesmo colégio mas não se conhecem, que decidem arranjar um emprego durante as férias de verão. O local com a vaga disponível é um parque de diversões popular da cidade.

Netflix/ Divulgação

O rapaz se chama Barney e vive acompanhado de seu fiel cachorrinho chamado Pugsley, o garoto deseja possuir uma maior autonomia e morar num canto só seu e de seu cachorro. Este desejo ocorre pois Barney não acha que tem o devido apoio de seus pais, principalmente após um traumático jantar com a avó dele que é mencionado algumas vezes na animação.

A garota, por sua vez, chama-se Norma e ela é bem tímida e de poucos amigos, esta é uma oportunidade que ela encontrou para desenvolver suas habilidades sociais e, quem sabe, conseguir fazer algumas amizades pelo caminho. Ao chegar no parque, a dupla acaba descobrindo que o lugar não é tão mágico assim e se veem num problema envolvendo criaturas demoníacas.

O objetivo destes seres era trazer um terrível demônio de volta à vida, para isso, se faz necessário utilizar o corpo de algum ser vivo de nosso mundo, por isso a disponibilidade de vaga do emprego. O problema acontece quando o pobre cachorrinho acaba sendo o receptáculo do diabão, mas não se preocupem, tal qual aconteceu com o gatinho Gaia do anime Histórias de Fantasmas, o fofo Pugsley acaba se livrando do bicho, porém, ganha a habilidade de falar e se comunicar com humanos.

Netflix/ Divulgação

Após isso, a dupla acaba conseguindo o emprego e Barney também conquista seu sonho de ter um lugar para morar e passa a viver no parque junto com seu cachorro e também com a quarta integrante deste peculiar grupo: Courtney, a demônio. A partir disso, a cada novo episódio eles enfrentam alguma ameaça paranormal que ameaça o parque, contudo, os episódios não são soltos e possuem uma progressão. A história sempre avança em direção ao real problema que a dupla deverá enfrentar, portanto, não é seguro pular episódios.

Os capítulos são muito divertidos e sempre são focados no quarteto principal, os demais personagens não possuem tanto desenvolvimento e numa animação deste estilo, não acho que alguém iria esperar por isso. Irei citar dois episódios, em particular, que eu achei muito bem desenvolvidos, o das fantasias velhas do parque que se comportaram como zumbis e mostram que um pouco de carinho e compreensão podem salvar o dia e o maravilhoso episódio da bruxa da noite, em que uma simples festa do pijama se torna uma fuga de um monte de crianças raivosas e há um bom momento para entender melhor a questão do Barney com a sua família. Já aviso também que existe um episódio musical, então, caso não curta o gênero se prepare.

Netflix/ Divulgação

A série é bem diversificada, seus personagens são bem variados, brancos; negros; asiáticos; baixinhos; gordinhos; é muito bom ver diferentes pessoas sendo devidamente representadas na animação, sem falar do próprio Barney que é um garoto transgênero e isso é mencionado desde o início do programa. Toda essa diversidade se torna uma ótima forma de conversar com a criança e fazê-la entender que as pessoas são diferentes, cada uma possui sua própria beleza, e que mesmo todos sendo distintos uns dos outros, ainda merecemos respeito.

Dead End: Paranormal Park está disponível na Netflix com as opções de dublagem e áudio original com legendas em português.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*