
Em outubro de 2024 estreou um curioso anime chamado DanDaDan, com produção do atual queridinho Science SARU — estúdio que está sendo bastante requisitado — na Crunchyroll e Netflix. Nos meses anteriores a sua chegada, já havíamos notado que esta série tinha aquele molho do sucesso, era algo perceptível em seus trailers e teasers divulgados.
Mas, ter se tornado um dos animes mais interessantes do ano (ou o mais) foi um pouco inesperado. Além dos memes, vídeos e reações de criadores na internet, se intensificou ainda mais devido a sua dublagem, ou ao menos uma delas… com duas em português, uma pela MGE Studios (Netflix) e outra pela Som de Vera Cruz (Crunchyroll).
Aquela que caiu no gosto do público foi a da TUDUM, não por ser melhor, mas por ter sido amplamente divulgada pela plataforma e pelos fãs. A Crunchyroll nem sequer se mexeu para popularizar sua versão, não houve nem um anúncio desta estreia. Convenhamos que a laranjinha precisa melhorar neste quesito: público brasileiro, em sua maioria, gosta de anime dublado e isso deve ser valorizado — ainda mais em uma produção blockbuster como foi este caso.

Porém, isso não significa que a plataforma laranja não reconheça o poder desta série, afinal, ela está com 18 indicações — divididas em 15 categorias — no Crunchyroll Anime Awards 2025, incluindo Anime do Ano e Melhor Série Estreante. Isso é algo grandioso para uma animação nova. Gostando ou não, esta é a premiação mais relevante do gênero a um nível global atualmente e neste ano veremos a sua 9ª edição, que ocorrerá mais uma vez em Tóquio. Tá, mas qual o motivo dessa qualidade toda?
Baseado no mangá de mesmo nome lançado em 2021 pela Shonen Jump+, da editora Shueisha, DanDaDan é um anime que realiza uma mistura interessante: comédia romântica; sobrenatural e ação, sendo ótima nos três quesitos.
Os personagens principais são uma garota com temperamento forte, porém sentimental, chamada Momo e um garoto bem nerd e sem amigos conhecido como Ken Takakura. Momo é neta da líder de um templo, então, ela acredita na existência de fantasmas, espíritos e demais assombrações. Ken acha tudo isso besteira, todavia, o jovem acredita em vida extraterreste. A menina, por sua vez, acha que o papo de ET é uma grande mentira.

Ambos se desafiam e, nesta brincadeira, acabam descobrindo que fantasmas e alienígenas realmente existem. Não só isso, Momo desperta poderes sobrenaturais e Ken acaba amaldiçoado pela Vovó Turbo, uma velha fantasma que assombra um túnel abandonado. Toda esta situação da Vovó é a razão por quase 99% dos memes existentes, pois envolve o ‘pindolim’ do jovem Takakura.
Aliás, Momo não gosta do nome de seu novo amigo, pois é a mesma alcunha de um famoso ator japonês por quem tem um crush. Por isso, ela o chama de Okarun. Algo engraçado, sempre que o Okarun diz alguma fala impactante de protagonista, a Momo fica sem jeito pois lembra o dito ator.
O objetivo, então, é acabar com a maldição do Okarun — que, inclusive, conquista uma transformação bem legal — recuperando as partes íntimas do rapaz. Com isso, ambos tem suas vidas mudadas e passam a enfrentar aliens e fantasmas a todo momento. Isso é a parte sobrenatural e da ação, mas e a comédia romântica? Bem, está na cara: Momo e Okarun passam a se gostar, mas não admitem isso de forma alguma. É muito interessante esta construção, pois é natural e nenhum pouco forçada.
Ambos passam a ter uma necessidade de estarem juntos só por estarem. Sentem tristeza quando estão separados ou brigados e vibram quando estão juntos. Porém, Momo não admite isso em voz alta e Okarun — sendo o fofo nerd que é — não consegue ter coragem em declarar os sentimentos, o que causa várias situações inusitadas.

Alguns devem conhecer DanDaDan justamente por conta dos memes envolvendo o membro perdido do Okarun, mas o anime não se resume a isso. Deu para perceber com o que foi escrito até aqui, não é? Nesta produção, você encontrará personagens com uma boa construção narrativa e com uma qualidade da animação de uma excelência em todo o seu decorrer.
DanDaDan é muito mais que os vídeos DAQUELA MÚSICA que você já viu nas redes sociais. Ele tem alma, graça e coração. Dá um conforto muito gostosinho e ainda bem que sua segunda temporada chegará em julho e não em outubro, com exibição novamente na Crunchyroll e Netflix.
Nota: 10/10
DanDaDan está disponível na Netflix e Crunchyroll, com dublagem e áudio original com legendas em português.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*