Análise | Cue! | Uma dose de dublagem semanal

Reprodução

Depois de sua estreia no início do ano, Cue! chegou em seu último episódio no último sábado (25). Com o final de sua primeira temporada, podemos agora dar um parecer sobre o quão interessante o anime sobre jovens dubladoras pode ser considerado.

Liber Entertainment / Yumeta Company / Graphinica / Divulgação

A adaptação do jogo lançado em 2019 pela empresa Liber, contou com 24 episódios cujo cuidado esteve sob a responsabilidade dos estúdios Yumeta Company e Graphinica. Com direção de Shin Katagai (Re: Stage! Dream Days) e supervisão de roteiro de Tatsuhiko Urahata, Cue! apesar de não ser lá grande coisa a primeira vista, consegue entreter minimamente seu público com algumas de suas narrativas. E acredite quando digo que, se há alguma coisa que não falta neste anime, são narrativas.

Contando com um número de 16 protagonistas, a equipe de direção e composição da série, precisou exercer um trabalho árduo em destacar cada uma de suas personagens principais em seus 24 episódios. Eis portanto a provável razão do longo período de exibição do projeto que durou as temporadas de inverno e primavera de 2022. Quanto ao tempo de tela entregue para cada personagem ? É possível dizer que entre tanto tiros do anime, alguns acertaram seus alvos enquanto outro não foram tão bem assim na missão de entreter. Uma escolha arriscada mas que devido ao alto número de protagonistas, acabou sendo a única alternativa sensata, por mais que seja uma apresentação superficial de personagens. Mas se individualmente as histórias das dubladoras podem ser encaradas como pontos fracos, as narrativas envolvendo seus grupos, em contrapartida, são aonde podemos ver alguns dos melhores episódios e cenas dentro do anime. Chega a ser curioso ver a forma como personagens aprofundadas de maneira tão rasa ainda assim conseguem somar entre si durante uma narrativa em grupos.

Liber Entertainment / Yumeta Company / Graphinica / Divulgação.

Grupos estes que, devido o seu alto número de histórias individuais, talvez por ter como pano de fundo a proposta de explorar a dublagem, acabe deixando esse último elemento um pouco ofuscado para aqueles que se interessam pelo mundo dos dubladores. Mas no geral, há de se convir que o conceito permanece até o último capítulo e ao menos uma pequena noção do meio, no mercado japonês, é apresentado na obra.

Liber Entertainment / Yumeta Company / Graphinica / Divulgação

Já sua animação, está longe de ser a mais fluida e bem destacada das obras lançadas esse ano mas nem por isso é considerada ruim. Em verdade, é possível dizer que, neste aspecto, Cue! mostra um resultado bem moderado tanto em seus episódios quanto em sua abertura e encerramento com um ponto alto em suas cenas shows, aonde podemos notar um acabamento mais refinado para tal momento.

Liber Entertainment / Yumeta Company / Graphinica / Divulgação.

Tal qual sua animação, a trilha sonora do anime não possui nada muito significante. Sua segunda abertura (Tomorrow’s Dairy) talvez seja a música que mais se destaque e muito provavelmente devido a sua junção com a animação da abertura. Já na dublagem, vemos que o elenco principal precisou dar uma leve suada, pois se por um lado temos personagens que não exigem muito em suas atuações, por outro temos estas mesmas personagens interpretando outros bonecos. Uma situação que exige de seus dubladores a capacidade de emitir uma nova dublagem por cima da já apresentada sem que esta primeira seja descaracterizada. Exercício interessantíssimo de acompanhar e que consegue, em sua maioria, ser bem entregue.

Liber Entertainment / Yumeta Company / Graphinica / Divulgação.

De uma maneira geral, Cue! é o tipo de produção mediana que até pode valer o benefício da dúvida caso o espectador procure por algo leve e possível de ser acompanhado em pequenas doses diárias de um ou dois episódios. É calmo, agradável, emocionante e, apesar da longa temporada, é impossível não haver ao menos uma história que pareça interessante aos olhos do espectador para dar seguimento com suas sessões. É próprio remédio conta-gotas dos animes de 2022 para um tédio diário.

Cue! está disponível no Brasil pelo serviço de streaming Crunchyroll e possui legendas em português.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*.