Análise – Ace Attorney Investigations Collection: perfeito, exceto por um detalhe
Em 2005, um jogo despertou o interesse dos fãs de animes, onde você controla um advogado, cujo objetivo é saber argumentar bem para convencer o juiz a inocentar ou prender o réu. O tempo passou, o título ganhou várias sequências e outros personagens, como Miles Edgeworth, também ficaram populares e ganharam spin-offs como Ace Attorney Investigations e, mais tarde, sua sequência intitulada Prosecutor’s Gambit. Agora a Capcom relança os dois games em uma coletânea em HD, para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam.
Em Ace Attorney Investigations, controlamos Miles Edgeworth, um promotor que teve um histórico de vitórias nos casos em que trabalhou, até perder para o seu amigo de infância Phoenix Wright. Após retornar de uma viagem, ele encontra um morto em seu escritório, cabendo ao promotor Edgeworth investigar.
A jogabilidade é uma mescla de RPG com point & click, devemos interagir com os objetos e as pessoas no local para descobrirmos as pistas que levem ao verdadeiro culpado, apresentando os quebra-cabeças que devemos montar em uma tela. Existe também uma espécie de mira, que serve como uma luva para analisarmos a cena, e quando o alvo fica na cor amarela é porque encontramos uma peça importante, facilitando demais a gameplay.
Entretanto, não pense que por ter mecânicas que facilitam a jogabilidade, o jogo será fácil. Os diálogos são fundamentais para avançarmos, pois este é um jogo de investigação e nós, enquanto jogadores, temos que agir como detetives e esse é o maior ponto negativo que vou dar a este game – que é a falta de localização no idioma. Não temos tradução em português – nem espanhol – e isso prejudica e muito a experiência, pelos pontos que já descrevi acima e é muito ruim jogar sem entender nada e não adianta simplesmente jogar por jogar.
Fora isso, Ace Attorney Investigations apresenta o modo gráfico para jogar em HD remasterizado ou no modo original, para agradar aos fãs saudosistas.
Por mim, aconselho melhor comprar esse jogo quando a Capcom resolver lançar uma DLC ou um Patch dele traduzido. Alias é muito estranho a Capcom localizar, adicionando até mesmo uma dublagem para outras franquias que ela produz, como Resident Evil. Agora, se você tem um nível de inglês avançado, divirta-se jogando Ace Attorney Investigations.
Nota: 9/10
*Review feito a partir de uma copia de Ace Attorney Investigations Collection enviada pela Capcom.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Notícias relacionadas
Análise – Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics
Uma coletânea que traz nostalgia e surpreende
Capcom Fighting Collection 2 será lançado para consoles da nova geração em 2025
Jogo será lançado em várias plataformas