Análise | A Lenda de Vox Machina | 2ª temporada acerta na ação, mas peca no desenvolvimento
Com o desgaste da temática de super-heróis cada vez mais em alta, uma interrogação tem surgido na mente do público especializado e dos empresários por trás dos grandes estúdios e plataformas de entretenimento: qual seria a nova fórmula do sucesso a ser empreendida para ganhar milhões? Aposta por aposta, parece que o Amazon Prime Video não só deve ter uma pista do que venha a compor esse resultado final, como já faz uso de tal dica em alguns de seus títulos, como The Boys, Invencível e, mais recentemente, a continuação de A lenda de Vox Machina. O gore nas várias cenas e os textos com diálogos de conteúdos explícitos parecem ser elementos confirmados para compor a identidade das animações cuja plataforma da gigante do e-commerce invista as suas fichas. E Vox não foge à “regra”.
A série animada que, logo em sua primeira temporada, ganhou inúmeros fãs com sua narrativa e personagens tirados diretamente do universo das mesas de RPG, estipulou para si uma régua ligeiramente alta a ser superada em suas futuras continuações. E nessa segunda temporada, além de apresentar a continuação de sua história principal, aonde seus protagonistas precisam enfrentar novos inimigos, seu próprio roteiro também precisou lidar com escolhas feitas na primeira produção, que agora não só voltam e cobram uma continuidade da estratégia adotada, como também deixam o desenvolvimento da história levemente comprometido devido à maneira como tal abordagem é aplicada uma vez mais. Todavia, a série tem total conhecimento do que funcionou em sua temporada de estreia e apresenta aqui mais de suas lutas sangrentas e grotescas que contrastam com piadas que hora funcionam, hora não.
Altos e baixos
O gancho deixado pelo final da primeira temporada garante à série um começo bastante promissor e que, logo de cara, é possível notar que a obra não só faz questão de aproveita-lo, como também não se prende a apegos de lugares e pessoas. Muito pelo contrário, é notória a intenção de que sim, Vox fará questão de entregar uma temporada que seja impactante. Isso é atestado pela qualidade que se mantém nas ambientações de cada lugar, no cuidado com a arte do plano de fundo, aonde agora são muito mais exploradas em ambientes com planos mais abertos, nos designs de personagens – sobretudo os monstros – muito bem desenvolvidos e no, já conhecido, bom acabamento de suas cenas de batalha.
Contudo, a série não está livre de problemáticas técnicas. E estas eram previsíveis desde o começo da primeira temporada em 2022. Isso porque, com a proposta de apresentar um time de 7 protagonistas, foi notória a necessidade de correr com a apresentação e o aprofundamento dos personagens paralelo ao desenvolvimento da narrativa principal. E no que diz respeito à segunda temporada, o que acompanhamos nada mais é do que a continuação – bem mais intensificada – deste malabarismo narrativo enfrentado pela equipe de escritores, sob o comando de Meredith Kecskemety (The Midnight Gospel).
A Condução sufocante dos arcos, ainda que relativamente bem feita no final das contas, não deixa de transmitir vez ou outra, a sensação de uma história contada de forma um tanto quanto corrida, com personagens que poderiam ter sido bem mais aprofundados. Há, também, alguns tropeços de coerência (sobretudo após uma certa batalha), deslizes no trabalho de movimentação por computação gráfica de algumas criaturas e uma abertura que poderia ser mudada.
Todavia, muito da identidade estipulada no primeiro ano de A Lenda de Vox Machina segue sendo vista nesta segunda temporada. A brutalidade das batalhas (que agora são bem mais frequentes), a comédia nonsense, resoluções completamente inesperadas, flertes que brincam com nosso imaginário e reinos e divindades que despertam a nossa curiosidade. De uma forma geral, a animação chega na batalha do entretenimento com uma temporada cheia de ímpeto, sofre alguns baques, estremece, mas consegue terminar sua missão resolvendo seus problemas e mantendo seu potencial para um retorno que já foi confirmado.
A 2ª temporada de A Lenda de Vox Machina contará com 12 episódios e chega ao Amazon Prime Video no dia 20 de janeiro (serão lançados 3 episódios semanalmente). A primeira temporada, também com 12 episódios, está disponível no catálogo do serviço com dublagem e legendas em português. Um agradecimento especial a equipe da Amazon Prime Video, pela disponibilidade prévia dos episódios para esta análise.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.