
Há pouco mais de um mês fiz uma prévia de A.I.L.A., um survival horror nacional onde exploramos Samuel, que recebe um jogo de video game com uma inteligência artificial experimental que nos presenteia com diversos sustos. As semanas se passaram e finalmente podemos falar desta experiência completa. E que bela experiência.
A.I.L.A. aborda questões sobre a A.I., tema que é muito explorado nas discussões cotidianas atualmente. Somos ambientados em um mundo onde a tecnologia avança de tal maneira que acaba substituindo muita coisa do convívio social. Ao receber o novo jogo, somos apresentados a uma garota cibernética que faz questões sobre você para verificar como gostaria de ver o mundo. Ao personalizar, somos transportados a um cenário tenebroso, começando com uma sala e, conforme concluímos o desafio, pode ser mudado posteriormente para um quarto, uma floresta, uma vila e por aí vai.

Neste primeiro mapa, realizamos a tarefa de puzzles ou enigmas a serem solucionados com peças espalhadas pelo cenário e utilizar no local específico, porém, à medida que avançamos, a jogabilidade também muda e novos elementos serão adicionados, como um jogo de tiro em primeira pessoa, sistemas de diálogos de NPC como um RPG, furtividade e até mesmo referências ao gênero roguelike também estarão presentes, só para deixar o jogador ainda mais intrigado.
Como mencionado na prévia, os gráficos também são um dos destaques por se tratar de um jogo nacional. Embora sejamos um país que não temos recurso e apoio para o desenvolvimento de produção de video game, o esforço que a desenvolvedora Pulsatrix Studios está realizando neste título é capaz de chamar a atenção de produtoras internacionais que podem terceirizar as produções com nosso time e também despertar o interesse de outros desenvolvedores brasileiros que podem criar a iniciativa de replicar jogos como A.I.L.A.

Outro destaque é a dublagem, realizada nos estúdios Rockets Audio em São Paulo, conta com Fábio Azevedo no Samuel e Luiza Caspary na A.I.L.A. e outros nomes bastante conhecidos estão no game, como Cassius Romero, Alessandra Araújo e Ricardo Juarez. Trazendo mais personalidade e melhor compreensão dos diálogos no jogo.
Para concluir, A.I.L.A. deu um grande e importante salto e tem tudo para influenciar uma nova geração. Além disso, é um dos poucos jogos nacionais que tem disponibilidade para multiplataforma, incluindo no mais recente PlayStation 5. Aproveite o período de Black Friday em valores promocionais e não deixe passar.
Nota: 8/10
A.I.L.A. está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (via Steam).
Agradecimentos a Fireshine Games pelo envio antecipado do material.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Notícias relacionadas
Análise: Earthion – Entre o simples que faz diferença e o genérico esquecível
Aventura espacial honesta, mas que pode cair em esquecimento rapidamente
Preview: A.I.L.A. – Survivor horror brasileiro com muito potencial
Survivor desafia nosso psicológico e nos surpreende pelos gráficos

