1899: criadores da série comentam acusação de plágio

Netflix/ Divulgação

Após uma estreia bem sucedida na Netflix, a série dos criadores de Dark: 1899 enfrenta uma polêmica, a produção está sendo acusada de plágio pela quadrinista brasileira Mary Cagnin. Sua HQ intitulada Black Silence (2016) e a obra da Netflix possuem muitas similaridades, segundo Mary em um extenso post no Twitter, ela ainda afirma ter chorado pela falta de reconhecimento.

Os criadores de 1899 Jantje Friese e Baran bo Odar, chegaram a responder as acusações num post de seus perfis oficiais no Instagram, contudo, apagaram pouco tempo depois. Nele, comentaram que não conheciam a artista e nunca haviam tido contato com a HQ dela antes, também a culparam de tentar ganhar publicidade em cima desta situação.

Baran, entretanto, voltou a postar sobre a acusação, desta vez compartilhando uma mensagem da equipe da série. Na legenda, Baran agradeceu as palavras e voltou a reafirmar desconhecer Mary Cagnin e sua revista em quadrinho e que nunca roubaria a ideia de outro artista. Também foi dito que a dupla entrou em contato com a brasileira para que ela retire as acusações, por fim pedem que a internet seja um ambiente com mais amor. Confira:

1899 está disponível na Netflix com as opções de dublagem e áudio original com legendas em português.