TV paga, DVD e Games supera audiencia de canais abertos

Essa é inédita: a audiência somada da TV Paga e do uso doméstico de Games e DVD superou a da Rede Record, segundo medição do Ibope na Grande São Paulo. Em outras palavras, esta soma se tornou vice-líder de audiência, apenas superada pela Rede Globo, líder absoluta com 16,5 pontos. Os dados dessa pesquisa são equivalentes a todo o ano de 2010, no horário comercial de 7h às 00h. As informações são da coluna Ooops!, de Ricardo Feltrin.

Somente a TV Paga cresceu em dois anos mais de 90%, com um aumento de 2,8 pontos para 4,5 pontos. Para efeito de comparação, esses números já superam os de emissoras grandes, como a Band (2,5 pontos) e Rede TV! (1,5 pontos). No mais, a preferência do público pelos canais fechados refletiu também na quantidade de assinantes do serviço, que já passa de 10 milhões em todo o Brasil.

clique

Mesmo com esse crescimento, o serviço em geral muitas vezes é precário, não pelas operadoras, mas sim pela qualidade dos canais, que vem decaindo nos últimos anos. Uma queixa rotineira, e que vem deixando o telespectador de cabelo em pé, se refere a quantidade de reprises e comerciais que os canais vem inserindo, principalmente nos do gênero de filmes e seriados, caso do Warner Channel, em que um filme comum tem três horas de duração. Detalhe: desse tempo, uma hora é dedicada somente a breaks.

Porém, os canais infantis ainda são os carros-chefe. A diversidade deles vem trazendo mais consumidores ao serviço, mas parte deles carecem de investimentos. Alguns até nem se importam como o público, já que o faturamento com produtos licenciados é o que move seu lucro. Além do que, a TV Paga no Brasil continua cara e pobre, mas não de canais e sim de um conteúdo com melhor qualidade.