Tíbia: jogo comemora 25 anos de existência e anuncia novidades

Cipsoft / Divulgação

Apresentado ao mundo no dia 7 de janeiro de 1997, Tibia celebra em 2022 25 anos de existência, sendo um dos mais antigos jogos online ativos ainda no mundo, e para comemorar o aniversário, em um vídeo liberado pela desenvolvedora alemã Cipsoft, foi revelada a adição de efeitos sonoros ao game pela primeira vez em sua história. Confira o vídeo comemorativo onde é possível ver Tíbia rodando com efeitos sonoros:

Vale destacar que o MMORPG movimentou 1,2 bilhões de reais em faturamento ao longo dos últimos anos, e tem o Brasil como um de seus mercados mais importantes atualmente após a própria Cipsoft ter comprovado a popularidade do jogo no país em pesquisa feita em 2009, onde 26,56% dos jogadores declararam nacionalidade brasileira a frente dos 24,38% poloneses, que compunham o segundo maior grupo. Apenas em 2021 foram registrados no Brasil 185 mil usuários ativos, com a instalação de 2 servidores na América Latina entre os quatro então inaugurados.

Ao comentar sobre a longevidade do projeto, Stephen Vogler, um dos CEOs e fundadores da Cipsoft declarou: “Tíbia tem uma história rara nessa indústria, e segue ativo com mais sucesso do que nunca, graças em parte à boa relação que temos com a comunidade. Após 25 anos, garantimos que ainda temos muitas idéias interessantes para trazer ao mundo de Tíbia.”

7 respostas para “Tíbia: jogo comemora 25 anos de existência e anuncia novidades”

  1. Blader Dudu disse:

    Nunca joguei Tibia mas tenho um respeito e histórias desse jogo, meu falecido irmão mais novo gostava desse jogo e jogou na época em que era um “jogo de homem” (era mais difícil), porque morrer nele era quase igual morrer na vida real segundo os jogadores e até o Youtuber Pewdiepie fez um vídeo falando da experiência dele com o jogo, mas parabéns pela longevidade e que dure muito mais e assim dê mais tapas na cara de jogos que seguem umas ide#logias b#stas como world of Warcraft.

    • Blu3s disse:

      Eu só ouvia falar desse jogo em piadas e comparações com amigos que eram mais familiarizados com jogos online mais populares e com gráficos melhores, tipo Ragnarok, o site Desciclopédia também zoava ele bastante por conta dos gráficos primitivos, mas o que eu não sabia era que o jogo era tão antigo assim e que ainda estava em atividade, porque há muito tempo não ouvia falar dele.

    • Mr. White disse:

      Vergonha alheia. Deu pra ver que nunca jogou Tibia nem World of Warcraft, que foi um baita MMO.

      Tibia morreu na primeira metade dos anos 2000, (Runescape sempre foi maior que Tibia no exterior) enquanto WoW seguiu firme e forte até meados de 2010 (veio a decair com a popularização dos MOBAs). Por sinal, ainda segue com uma playerbase muito grande e ativa em servidores privados.

      Tibia, por outro lado, desde a época de seu lançamento, em 1997, era um jogo que deixava a desejar em diversos aspectos. Ultima Online, do mesmo ano, com alguns meses de diferença, era um MMORPG muito superior (pra começar, tinha som), e é aclamado até os dias de hoje pela crítica e pelos gamers.

      O próprio sucesso tardio em terras tupiniquins foi o motivo pra clássica chacota sofrida por Tibia nos anos 2000. Sim, era um jogo acessível, rodava em qualquer máquina, mas Tibia nunca foi bom, exceto pra quem olhar com lentes de nostalgia.

      Os escândalos recentes na Activision Blizzard não irão apagar o que WoW fez pelo gênero do MMO – vide que tantos outros jogos copiaram (e ainda copiam) a fórmula na cara dura. Qualquer um que entende o mínimo do assunto não falaria tamanha asneira quanto o dito no seu comentário.

      Minhas condolências pelo seu irmão.

      (O cara ainda dá downvote e nem tenta defender seu ponto de vista, por eu dizer apenas FATOS. O que esperar de alguém com foto de anime feito pra vender brinquedo, não é mesmo?)

      • Blader Dudu disse:

        Nunca joguei mesmo cara, se sabe interpretar eu escrevi isso, esqueci de especificar mas vou editar no comentário depois, mas vi meu irmão jogar o Tíbia “de homem” na versão difícil entre 2007-2009, ele jogou runescape, lineage (este que bombou demais entre 2007-2009 nas lan house que eu frequentava, gosta a dos gráficos e da raça dark elf, surreal pra mim na época isso em pcs), e jogos de animes com skins de Tibia até 2016 como Narutotibia, Dragon ball kai tibia e até pokémon ele jogou, e se não me engano era o Tibia 1.7 que ele jogava, e se Tibia morreu então porque o jogo tá alguns meses mais velho que eu ainda? Pode não estar popular igual foi no seu auge mas tá firme e forte né, e citei WoW porque até quem é fã e de viés político de esqu#rda me falou que estão focando na história uma personagem feminina só porque é mulher, e isso junto com outras coisas como aumento de preço desanimaram essa e outras pessoas a jogarem wow, só conheço wow num documentário ótimo do Discover sobre videogames (a história dos videogames) e naquele clássico episódio de south park da turma contra o super nerd viciado em wow que matava todo mundo, sei da história do jogo e que DOTA copiou uma expansão dele de estilo hoje chamado Moba e que LoL copiou a cópia e virou o jogo mais jogado hoje, irônico, e não seja mais prepotente com os outros, não sou fã de mmorpg mas conheço sim algumas histórias e dos defeitos também.

  2. Debowie disse:

    E a gente achando que os novos jogos estavam escassos de atualização…

  3. Noir Fleurir disse:

    Essa porcaria não merecia nem notícia

  4. Jhones Soares disse:

    O melhor mmorpg desde sempre, nunca perdeu seu brilho. Vi muitos acabarem, hype passar, mas tibãi ta aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.