O futuro dos canais infantis: Televisa anuncia a chegada de mais um

E mais um canal infantil está para ser lançado na América Latina. Depois do argentino Yups Channel, agora é a vez do Grupo Televisa entrar no mercado do gênero lançando um canal voltado para crianças entre 9 e 12 anos. A novidade atende pelo nome de “Tiin” e até o momento não há detalhes sobre sua programação. Por tradição, a Televisa deverá usar o Tiin como meio de exibição para todo seu conteúdo infantil, neste caso, suas novelas e séries infantis como Chaves e Chapolin e sua versão animada.

Há quem já aposte que o canal poderia dar espaço à animações, mas isso somente o tempo dirá, pois o anúncio foi visto com certo desânimo pelos mexicanos, que não esperam uma programação similar a dos canais infantis americanos. O único ponto positivo foi a Televisa ter se interessado em criar um canal nestes moldes, algo que era esperado há algum tempo.

Em nosso mercado, há dificuldades para Televisa expandir seu monopólio, o qual conta com apenas um canal (TLN em algumas operadoras). A chegada do Tiin será irrelevante para a maioria dos brasileiros mas, lá fora, ele fará parte dos sistemas de TV por assinatura de propriedade do grupo, como a Sky México e outros.

Apesar de serem os mais vistos da TV paga, lançar um canal infantil não é fácil pois a maioria das operadoras costumam olhar torto pra eles por conta dos valores, pois acham que um canal para este público não devia ser cobrado com o mesmo valor de um canal de séries ou filmes. Um bom exemplo é o Tooncast, que prestes a completar 3 anos ainda não conseguiu estar presente em todas as operadoras. Há casos de grupos internacionais que também já ensaiaram o lançamento de seus canais na América Latina, mas sequer conseguiram ir adiante, como o Kids. Co (nenhuma operadora o quis) e o canal Panda, que pelo tempo já deve ter desistido.

O mais recente caso de um possível lançamento foi o do Sic Kids, canal infantil português, que por hora ainda deve estar sendo planejado. Em matéria de canais nacionais deste segmento, alguns anos atrás a Band, animada com a audiência do Band Kids, planejava lançar um canal similar, mas acabou mudando de ideia. Anos depois a TV Cultura lançou o TV Rá Tim Bum, o primeiro canal infantil nacional, mas ainda assim, educativo e voltado para uma faixa menor, parecida com a do Discovery Kids. Por último, está a Globosat, controlada pelas organizações Globo, e que já anunciou o lançamento de um canal infanto juvenil.

Uma coisa é certa: dificilmente alguns dos canais cancelados ou citados acima agradariam 100% ao telespectador exigente, acostumado a uma programação diversificada, e de preferência, com atrações voltadas para todos os públicos. Infelizmente, os únicos canais que chegaram próximo a isso foram a Locomotion e o Animax, ambos já extintos. Como hoje em dia, crianças e adolescentes são o alvo dos executivos de TV que visam audiência, assim como das empresas que apostam na venda de produtos específicos, dificilmente teremos um canal assim no futuro.