E mais um canal infantil está para ser lançado na América Latina. Depois do argentino Yups Channel, agora é a vez do Grupo Televisa entrar no mercado do gênero lançando um canal voltado para crianças entre 9 e 12 anos. A novidade atende pelo nome de “Tiin” e até o momento não há detalhes sobre sua programação. Por tradição, a Televisa deverá usar o Tiin como meio de exibição para todo seu conteúdo infantil, neste caso, suas novelas e séries infantis como Chaves e Chapolin e sua versão animada.
Há quem já aposte que o canal poderia dar espaço à animações, mas isso somente o tempo dirá, pois o anúncio foi visto com certo desânimo pelos mexicanos, que não esperam uma programação similar a dos canais infantis americanos. O único ponto positivo foi a Televisa ter se interessado em criar um canal nestes moldes, algo que era esperado há algum tempo.
Em nosso mercado, há dificuldades para Televisa expandir seu monopólio, o qual conta com apenas um canal (TLN em algumas operadoras). A chegada do Tiin será irrelevante para a maioria dos brasileiros mas, lá fora, ele fará parte dos sistemas de TV por assinatura de propriedade do grupo, como a Sky México e outros.
Apesar de serem os mais vistos da TV paga, lançar um canal infantil não é fácil pois a maioria das operadoras costumam olhar torto pra eles por conta dos valores, pois acham que um canal para este público não devia ser cobrado com o mesmo valor de um canal de séries ou filmes. Um bom exemplo é o Tooncast, que prestes a completar 3 anos ainda não conseguiu estar presente em todas as operadoras. Há casos de grupos internacionais que também já ensaiaram o lançamento de seus canais na América Latina, mas sequer conseguiram ir adiante, como o Kids. Co (nenhuma operadora o quis) e o canal Panda, que pelo tempo já deve ter desistido.
O mais recente caso de um possível lançamento foi o do Sic Kids, canal infantil português, que por hora ainda deve estar sendo planejado. Em matéria de canais nacionais deste segmento, alguns anos atrás a Band, animada com a audiência do Band Kids, planejava lançar um canal similar, mas acabou mudando de ideia. Anos depois a TV Cultura lançou o TV Rá Tim Bum, o primeiro canal infantil nacional, mas ainda assim, educativo e voltado para uma faixa menor, parecida com a do Discovery Kids. Por último, está a Globosat, controlada pelas organizações Globo, e que já anunciou o lançamento de um canal infanto juvenil.
Uma coisa é certa: dificilmente alguns dos canais cancelados ou citados acima agradariam 100% ao telespectador exigente, acostumado a uma programação diversificada, e de preferência, com atrações voltadas para todos os públicos. Infelizmente, os únicos canais que chegaram próximo a isso foram a Locomotion e o Animax, ambos já extintos. Como hoje em dia, crianças e adolescentes são o alvo dos executivos de TV que visam audiência, assim como das empresas que apostam na venda de produtos específicos, dificilmente teremos um canal assim no futuro.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.