Stuart Snyder fala sobre as mudanças do Cartoon Network

Stuart Snyder, atual presidente da Turner Broadcasting System, cedeu recentemente uma entrevista ao WorldScreen e comentou a respeito da situação do Cartoon Network diante do mercado americano e internacional. O canal, cuja ideia inicial era exibir apenas desenhos animados, tinha como público principal jovens do gênero masculino, graças à sua programação parte irreverente, parte excêntrica.

De uns tempos pra cá, séries live-action e estilos de animação diferentes dos já consagrados acabaram por mudar toda a dinâmica proposta inicialmente. E a ideia atual é continuar apostando nesta distância, algo que não agrada em nada ao ex-dono do canal, Ted Turner, que já disse em uma entrevista que o CN não é mais o mesmo.

Apesar da audiência apontar para outro lado, Snyder está satisfeito com o progresso deste novo molde: “Nossa estratégia cobre cinco áreas. Primeiro, nós queríamos criar grandes novos conteúdos, incluindo live-action, e acho que nós tivemos sucesso.”. Outros pontos comentados foram as comédias e os grandes hits animados do CN, como Hora de Aventura, Ben 10: Ultimate Alien e Mutante Rex.

Além de diversificar a nossa programação, também introduzimos uma nova e ousada expansão da marca em todas as nossas plataformas. Assim como o nosso público pôde ver, nós estávamos diversificando a grade, nós também mudamos o visual do canal em todas as nossas plataformas para corresponder-se com o local onde estaríamos junto de nossa estratégia de conteúdo. Tivemos um ótimo feedback com isso.”, disse ele com relação às transformações do canal.

Stuart Snyder afirmou que o Cartoon Network está liderando a indústria de animação, tanto em número de horas ao ar, quanto em termos de qualidade, e admite que seu público são as crianças, mas que a nova programação atraiu outras gerações. Falando de mercado internacional, Snyder disse que Regular Show, Hora de Aventura e o novo The Amazing World of Gumball são exemplos de marcas que vão ser exibidas em todos os feeds do canal, e que a maior parte de suas produções são feitas visando esta vitrine.

Finalizando a entrevista, o presidente falou sobre o futuro do CN: “Primeiramente, construir uma franquia global é um objetivo chave para nós. […] Nós atingimos nossa meta com comédias animadas. Precisamos criar mais conteúdo que não pode ser visto em qualquer outro lugar. Se você olhar a série Dude, What Would Happen, você deve saber imediatamente que é um show do Cartoon Network. Este é um elemento chave da nossa marca.“.

Apesar de já haver indícios de mudanças, estas foram bem mais notáveis após a saída de Jim Samples da presidência do canal. Samples tem seu nome lembrado principalmente por ter olhado com bons olhos as animações japonesas, e investido nelas. É fato que não é somente o Cartoon Network a privilegiar produções ocidentais em nossos dias, e é exatamente por isso que, considerando que a estratégia do canal é ter esta identificação em suas atrações, como dito por Snyder, retomar a excentricidade seria um caminho bem mais fácil a se seguir.