Shinji Mikami critica a censura dos games no Japão

Electronic Arts / Divulgação

Em uma entrevista recente concedida ao Gamespark, para o lançamento da versão remasterizada do jogo Shadow of the Damned, agora sob o título Shadow of the Damned: Hella Remastered, Shinji Mikami (Resident Evil) aproveitou para compartilhar sua opinião sobre a atual regulamentação de conteúdo de jogos no Japão, quando questionado sobre o tema.

“A regulamentação CERO Z é bizarra, pois os jogos acabam sendo restringidos por regras impostas por pessoas que sequer jogam, impedindo que muitos possam desfrutar dessas obras”.

Mikami exemplificou citando o caso de Dead Space, que foi banido no Japão devido ao CERO Z:

“Há um tempo, existia um jogo chamado Dead Space. Infelizmente, ele não pôde ser lançado no Japão por causa dos regulamentos do CERO Z. Se você quisesse jogá-lo, teria que procurar a versão internacional. Naquela época, eu estava em um estúdio de desenvolvimento na América e tive a oportunidade de conversar com os responsáveis pelo jogo. Fiquei surpreso ao vê-los tristes e frustrados, por terem se esforçado tanto a ponto de não conseguirem lançar o jogo no Japão. Eu senti a dor deles, pois muito do meu trabalho também passou por situações semelhantes. O sangue em meus jogos não é apenas uma forma de expressão, mas também um sotaque que enriquece a produção”.

Suda51, que esteve ao lado de Shinji Mikami na entrevista, compartilhou do mesmo sentimento:

“Essa é uma situação muito complicada. Seria interessante criar uma classificação chamada CERO X, para que jogos ocidentais pudessem ser lançados sem qualquer censura”.

Vale ressaltar que Dead Space foi lançado no Japão para PC, através da Steam, sem censura.

CERO é a abreviação de Computer Entertainment Rating Organization, criada em 2002, responsável por fazer avaliações e classificações etárias para jogos no Japão, conforme o conteúdo exibido. Quando um título recebe a classificação CERO Z, equivalente à classificação para maiores de 18 anos, ele segue uma lista de recomendações que restringem suas vendas, sendo comercializado somente em locais específicos e propagandeado em horários, emissoras televisivas e ambientes definidos pelo órgão CERO, o que dificulta a comercialização do jogo.