No dia 1° de outubro, aconteceu o Mipjunior, evento realizado anualmente que traz as principais novidades do mercado infantil. Muito se discutiu sobre a qualidade das produções que são apresentadas hoje na televisão, mas um aspecto foi unânime entre os executivos dos canais infantis: comédia é a nova tendência em desenhos e live actions.
A declaração do executivo da Turner Europa, Michael Carrington, deixa claro o que se vê hoje. Segundo ele, as produções infantis estão abandonando o foco em ação e se concentrado em situações de humor. Com relação ao Cartoon Network, apesar de o canal apresentar uma grande quantidade de desenhos animados em sua programação, atrações de comédia live action serão mais exploradas daqui por diante.
Assim como ocorreu no Boomerang, que deixou de transmitir animações, o Cartoon Network ganhará mais programas deste gênero focados em humor e situações cômicas reais, diferente das sitcoms produzidas atualmente. O executivo afirma que isto já era mais do que esperado e que, em breve, haverá uma queda considerável na produção de animações.
Já para a diretora de aquisições do Disney Channel, Karen Miller, não há como negar que a comédia reina sobre os outros gêneros, e que isso é provado pela excelente audiência que elas garantem em território americano. No mais, o grupo Disney continuará focado em live action, em que suas próximas produções ganharão formatos de game shows, com competições e brincadeiras entre as crianças.
Apesar das produções originais, ambos os canais também apostarão em conteúdo estrangeiro. As novelas latinas Isa TKM, Sonha Comigo e Grachi são alguns exemplos de atrações que serão a nova tendência da programação infantil mundial. O investimento de curto a médio prazo já chama a atenção pela quantidade de licenciamentos que pode gerar.
No Brasil, com a aprovação do PL 116, haverá uma grande necessidade de se investir em produções locais para o horário nobre dos canais infantis. Alguns deles já se mexem, entre eles o Cartoon Network com o Plantão do Tas, e Ben 10 – Desafio Final, o Disney Channel com Zapping Zone e Art Attack, além da Nickelodeon com a coprodução da série Julie e os Fantasmas.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.