O Ryujinx, um dos emuladores mais populares do Nintendo Switch, encerrou suas atividades após um provável acordo entre a Nintendo e os desenvolvedores, via VGC. A gigante japonesa teria oferecido um acordo ao criador do projeto, Gdkchan, para que cessasse todo o desenvolvimento do emulador e removesse o acesso a seus ativos. Este fechamento marca o fim de um capítulo importante no cenário da emulação de Nintendo Switch, que permitia que muitos usuários rodassem jogos do console em PCs.
Essa ação ocorre alguns meses após o processo judicial movido contra os responsáveis pelo Yuzu, outro emulador popular do Nintendo Switch. No caso do Yuzu, a Nintendo processou os desenvolvedores em resposta ao vazamento do aguardado jogo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, resultando em uma indenização de US$ 2,4 milhões a ser paga pelos criadores do emulador. Desta vez, a Nintendo tomou medidas preventivas com o Ryujinx, em vez de partir para uma disputa judicial prolongada. Em uma publicação no Discord, o usuário Riperiperi, um dos desenvolvedores do Ryujinx, compartilhou a notícia do acordo:
“Ontem, gdkchan [criador e responsável do Ryujinx] foi contatado pela Nintendo e ofereceu um acordo para ele parar de trabalhar no projeto, remover a organização e todos os ativos relacionados que ele controla. Enquanto aguardamos a confirmação sobre se ele aceitaria esse acordo, a organização foi removida, então acho que é seguro dizer qual é o resultado. Em vez de deixá-los apenas com pânico e especulação, decidi escrever esta curta mensagem para dar algum encerramento.”
Com isso, os links de download foram retirados e o repositório GitHub foi desativado, encerrando, de forma abrupta, o desenvolvimento de um dos principais emuladores de Nintendo Switch no mercado.
Notícias relacionadas
Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team será relançado no Nintendo Switch Online
Jogo foi lançado originalmente para Game Boy Advance