Project Leonardo: PlayStation lançará controle para portadores de deficiência

Sony Interactive Entertainment / Divulgação

A PlayStation anunciou um kit de controles para portadores de deficiência intitulado Project Leonardo, durante a CES 2023. Visando oferecer mais conforto aos jogadores, a personalização de hardware para esse controle para PS5 oferece acessibilidade e imersão própria por mais tempo, sem ter que tornar um obstáculo a adaptabilidade dos dedos, como ocorre com o controle padrão.

Além de tudo, a dificuldade de segurar o controle pelo tempo que julgar necessário sem se cansar e acionar com precisão os comandos dos botões, gatilhos e opções de capas simétricas e divididas, é superada de maneira diferenciada e integrada ao controle do PS5, tudo de acordo com os movimentos que o jogador consegue realizar.

É possível personalizar também o software, salvar até 3 configurações de controle, alternar facilmente as funções de acordo com a necessidade durante o jogo, onde cada botão pode até executar o mesmo comando, optando inclusive o emparelhamento combinado com controles DualSense Wireless de forma a atender necessidades específicas, ativando ou desativando qualquer configuração com imenso dinamismo. A conexão via 4 portas AUX 3,5mm integra também mais acessórios de acessibilidade, fazendo do Project Leonardo ainda mais expansível.

Para o Design, a PlayStation consultou a AbleGamers, SpecialEffect e Stack Up, organizações de especialistas em acessibilidade. A equipe responsável pelo projeto disse:

“foram testados mais de uma dúzia de projetos com especialistas em acessibilidade, buscando diferentes alternativas que ajudassem os jogadores a enfrentar os principais desafios para o uso eficaz do controle. Não há uma forma ‘certa’ de personalização. A intenção é capacitar os usuários para criar suas próprias configurações”

Desta forma, é reinventada a forma de jogar, adequando os controles analógicos na distância ideal, posicionando-os em mesas ou bandejas para cadeirantes até mesmo em tripés com 360º de orientação.

O Project Leonardo está sem previsão de lançamento