Primeiro filme de animação japonês criado com ajuda da IA é selecionado para o Festival de Annecy

Eins / Divulgação

Who Said Death is Beautiful? (Shi ga Utsukushii Nante Dare ga Itta), o primeiro longa-metragem de animação japonês criado com o auxílio de inteligência artificial, foi selecionado para o prestigiado Festival de Cinema de Animação de Annecy. O evento anual ocorre em junho, na cidade francesa de Annecy. A produção participa da seção Midnight Specials, dedicada a animações destinadas ao público adulto.

Baseado na novel escrita por Rika Hirotsu, o longa foi produzido pelo estúdio Eins, combinando captura de movimento e IA generativa. A direção é de Ryo Nakajima, com roteiro escrito por Takahiro Tsuzuki e Reiko Honjou. A animação estreou nos cinemas japoneses em 22 de dezembro de 2023.

A história se passa em um Japão devastado por uma praga de zumbis, onde o governo trata apenas os curáveis, confinando os demais em uma zona cercada. O protagonista chama-se Rei, ele é um poeta infectado em tratamento, sua irmã Yuna e a médica Rika enfrentam a crise juntos. Quando os zumbis rompem a cerca, Rika pede a ajuda de um contrabandista para enviar Rei e Yuna ao exterior, mas Rei está determinado a voltar para casa e morrer lá.

A escolha do filme para o festival gerou críticas devido ao uso de software de IA generativo no processo de produção. Em resposta, Marcel Jean, diretor artístico do festival, afirmou que o Festival de Annecy deseja proporcionar “uma visão global do cinema de animação”. Jean explicou que o festival recebeu dezenas de inscrições que utilizam inteligência artificial de alguma forma e considerou importante selecionar alguns desses trabalhos para que a discussão e o debate sobre a IA se concentrassem em aplicações específicas e tangíveis, ao invés de teóricas ou hipotéticas.

Jean ressaltou que o festival não adota uma abordagem dogmática e mencionou controvérsias anteriores relacionadas a avanços tecnológicos no cinema de animação, como a utilização de software 3D. Ele concluiu que a presença de criadores que utilizam ferramentas de IA é vital para promover debates inteligentes e para que todos possam aprender mais sobre esses trabalhos.