Os Incríveis 2: diretor explica atraso da sequência

Divulgação. © Disney / Pixar

Durante uma coletiva de imprensa da Pixar para promover Os Incríveis 2, o diretor dos dois longas animados, Brad Bird, comentou o grande espaço de 14 anos entre os lançamentos de ambos.

Segundo a IGN, Bird criticou a ideia de que a sequência é somente para fazer dinheiro. O diretor afirmou que a questão financeira não é sua principal motivação, que seu desejo em dar seguimento a história, é de fazer algo que ao passar dos anos continue tendo seu valor para as pessoas. Ele concluiu a questão comentando que se fosse apenas por dinheiro, não levaria tanto tempo sendo produzido.

Apesar de 14 anos ser um grande espaço de tempo entre as sequências, isso seria ainda maior, pois o filme estava programado para 21 de junho de 2019, porém, por já estar mais adiantado, teve a data trocada com Toy Story 4. Bird também comentou sobre esse aspecto, que já aconteceu algumas vezes com animações, como no exemplo que citou, em que Os Incríveis deveria ter estreado depois de Carros, seguindo a ordem planejada originalmente (Nemo – Carros – Os Incríveis), porém não foi o que aconteceu. Como ele já pensava na ideia da continuação desde que terminou o primeiro filme e Toy Story 4 passou por conturbações em sua produção, Os Incríveis 2 estava mais adiantado e com uma história melhor encaminhada.

Como afirmou nessa e em diversas entrevistas, o diretor pensava muito na ideia, mas não faria a continuação se não tivesse algo que considerasse valer a pena contar. Ele revelou que usou a ideia que desenvolvia desde o primeiro filme, que o único aspecto alterado radicalmente quando iniciou a produção do novo longa animado foi o vilão, que quando percebeu que não estava funcionando, logo o cortou e isso mudou alguns pontos da história, mas no geral sempre planejou ter uma aventura no olhar da Mulher-Elástica e dar mais destaque ao Zézé, que sempre considerou a personagem principal.

Outro ponto que pode influenciar as mudanças é o cenário dos filmes de heróis, que está muito mais vasto com a compra da Marvel pela Disney. Sobre isso, ele comentou que dificulta ser original, porém eles conseguiram focando nos diferenciais que Os Incríveis possui, como a maior ênfase na identidade secreta e as questões familiares, que serão aprofundadas na sequência onde, segundo ele, paternidade será tratada como um ato de heroísmo.

Os Incríveis 2 chega aos cinemas brasileiros em 28 de junho.