Kyoto Animation divulga detalhes sobre motivação do autor do incêndio

Kyoto Animation / Divulgação

O estúdio de animação Kyoto Animation está lentamente se recuperando da tragédia, e agora, divulga detalhes sobre o que motivaram o incêndio criminoso no local.

Segundo o Japan Times, o autor do atentado, Shinji Aoba, teria enviado uma novel para a Kyoto Animation nos últimos anos. Relatos informam que ao ser preso na frente do prédio incendiado, ele acusou o estúdio de plágio, alegando ser essa a motivação do ataque aos policiais. O estúdio abre concursos em que aceitam submissões que podem se tornar projetos de anime, porém, todos os projetos aprovados garantem os devidos créditos aos autores.~

Daisuke Okeda, advogado da Kyoto, afirmou que a empresa garante que não há nenhuma produção sua similar ao material submetido por Aoba e que o estúdio havia ignorado o registro do criminoso porque a novel enviada não havia passado nem na primeira fase do concurso. Anteriormente a Kyoto Animation alegava que Aoba nunca havia apresentando nada à eles.

As investigações seguem para saber se não houve uma ideia dele submetida em nome de outra pessoa. Ele está internado num hospital (que não teve o nome revelado) se recuperando das queimaduras. Ao mesmo tempo, a Kyoto Animation retoma aos poucos suas atividades, contando com doações de milhares de fãs ao redor do mundo.