Jornal da Malásia publica charge ofensiva à tragédia no Japão

Como todos sabem, a última semana foi abalada por um dos maiores desastres naturais da história, o terremoto e tsunami que atingira o Japão e que colocara em alerta várias outras regiões do globo. A tragédia desencadeou a explosão de reatores de usinas nucleares, que liberaram altos índices de radiações, e neste momento dezenas de famílias japonesas que residem próximas aos locais afetados, estão confinadas em suas casas a fim de evitar a exposição.

Apesar destes e de vários outros imensos problemas resultantes da catástrofe, como a perda de centenas de vidas, a notícia parece não ser séria o bastante para algumas pessoas. O jornal Berita Harian, da Malásia, publicou uma charge, neste último domingo, representando o herói do popular tokusatsu Ultraman, fugindo de um tsunami. Confira a imagem:

A publicação recebeu inúmeras críticas pelos leitores, que acusam os editores como “imprudentes e de mau gosto”. O jornal emitiu um pedido de desculpas ao público na edição desta segunda, já que o fato repercutiu em várias redes de canais internacionais. O Berita Harian declara que “não tinha intenção de fazer piada” com o grande terremoto e tsunami que atingira o Japão na última sexta-feira.

Malaios manifestaram suas opiniões através de redes sociais, como Twitter e Facebook, e um grupo planeja boicotar o jornal e criar uma petição online como protesto. Para a maioria que se sentiu ofendido com a imagem, as desculpas não são convincentes, já que o termo “charge” possui um único propósito: satirizar algum acontecimento.

66 respostas para “Jornal da Malásia publica charge ofensiva à tragédia no Japão”

  1. alexHarima10 disse:

    teve gente que fez o msmo tipo d piadinha pessoas que ñ vou citar o nome mas disseram que o japão só ñ foi salvo porque nimguem levantou as mãos para cima(para o goku)

  2. Peter Holand disse:

    Mau gosto, imprudentes, sem graça… totalmente dispensável isso. Por favor…

  3. BOB disse:

    que cara de pau o Japão desse jeito e vão fazer piadinhas não tem vergonha na cara

  4. Ariane disse:

    Isso é totalmente sem graça, as pessoas lá sofrendo muito e pessoas sem noção nenhuma ficam fazendo essas ” brincadeiras” HORRÍVEIS.

  5. giba hyuga disse:

    Infelizmente existem mtas pessoas como a que fez este desenho, que amam dar risada da tragédia dos outros, isso é uma p u t a falta de consideração e sentimentos, esse jornal deveria ser processado, a se eu encontro uma pessoa dando risada dos japoneses eu estoro a cara do ernegumino!

  6. Flavia disse:

    Não muito diferente das piadinhas no twitter, tipo o Godzilla. Quem fez tais comentários não podem reclamar dessa charge.

    Bom senso cadê?

  7. FelipeAleP disse:

    Bom, o Terremoto e o Tsunami agora são o de menos, o problema é essas coisas Nucleares, se alguém se descuidar, o barato fica louco ‘-‘

  8. Rafhael disse:

    seres humanos despreziveis, como sao capazes de fazer uma satira com algo desse tipo, eles nao sabem como é perdem algum ente querido ou suas moradias em meio a tanta destruição e tragedia…

    • AnimaGames disse:

      Queria ver se fosse no pais/estado/cidade deles se eles fariam uma charge como essa.
      Uma unica palavra descreve esta charge:
      “””” RIDICULA”””””””

  9. Cristian disse:

    vai acabar em guerra isso lol

  10. Gabriel Arruda disse:

    Desculpe pessoal mas eu achei engraçada a charge logo que a vi

  11. Augusto disse:

    #euri

    Por que? Se você assiste South Park, Simpsons ou Family Guy por exemplo e ri, você faz o mesmo. Varios temas como tragédias e religiões (Top do mal-gosto) são tratadas nesses exemplos e você (que assisti) ri.

    A piada não foi muito boa, no aspecto do humor, mas consegui até achar interessante a idéia.

    Uma das coisas que o ser humano (Principalmente os brasileiros) consegue fazer de melhor é achar humor em coisas que não tem. Grandes blogs fazem muita piada com tragédias e assuntos relativos e todo mundo ri.

    Por isso pense bem na frase: “Os humanos são maus, muito maus”

  12. Viny disse:

    Bando de Imbecis sem ter o que fazer …

  13. Xenosaga disse:

    Isso é inveja, Malásia, que droga é Malásia, nunca vai chegar aos pés de um país como Japão e fica inventando piadinhas.
    Deviam ignorar esse tipo de coisa.

  14. Augustolucar disse:

    Que caiam meteoros nas casas desses jornalistinhas de [email protected] !!
    Quero que todos esses caras desse jornal morram
    (tirando as pessoas que são contra essa charge ridícula)!!!

  15. joe disse:

    o que acontece eh o seguinte:
    a piada foi boa na hora errada
    o ultraman fugindo da tsunami foi ate engraçada mas nesse momento
    Nao deveriam fazer piada com essa tragedia natural.

    Eles poderiam ajudar !
    nesse momento a piada não foi agradável

  16. Red9ro disse:

    Ih que exagero. A tsunami é culpa desse cara e do jornal?
    Foi só uma piada de mau gosto que escapou, o cara é uma pessoa desprezível por causa disso?

  17. charleebrown disse:

    É triste ver como existem pessoas desse nível podre na Malásia, o jornal fez essa charge cretina, mais não podem esquecer que a vida da voltas e nunca se sabe o dia de amanhã.

  18. Ricardo disse:

    Alguém viu a charge que a Folha de São Paulo publicou no sábado (12/03/2011) sobre a tragédia no Japão? Eu achei de muito mal-gosto, mas confesso que na hora achei engraçada, mas não era o momento de se publicar algo assim, tirando sarro de uma tragédia como essa, num dos principais jornais do país.

  19. z disse:

    já ouviram falar em humor negro ? entao , quem ta reclamando q é ridiculo deveria repensar melhor pq certamente vcs ja riram de piadas com humor negro q foram bem pior q essa …eu achei interessante essa ideia , até com um tom de comedia mas nao achei graça…realmente foi de mal gosto mas agora falar q acho ridiculo , nao podem falar nada pois ja riram de coisa bem pior

  20. Zafiro oiokaze disse:

    É podre como esse ”humo” negro é aceito pelas pessoas, e que quando questionadas sobre isso falam que os que as questionam e que ficam indignados são hipócritas, HIPÓCRITAS são eles que acham graça da desgraça alheia e que quando é com eles querem respeito, no fim o que comanda esse pensamento não é nada mais do que o mais primitivo, puro e mais visceral sentimento mesquinho conhecido como EGOÍSMO, pois somente eu tenho direito a ser levado a sério e ser respeitado, pobres tolos, que eles não se enganem que se [por acaso Deus os livre de algo assim acontecer] ninguém dos que assim como eles padecem de tamanha patologia, irão se quer lembrar que tais ‘’brincadeiras’’[veja bem este termo sendo banalizado, usado para justificar a boçalidade e a única e exclusiva vontade de zoar, alias palavra digna dos mesmos cuja existência por si só é uma grande zoação] estão sendo desferida como tiro a queima roupa contra seres HUMANOS, bom será que eles sabem o que significa HUMANO??
    Espero que não, pois é melhor acreditar na ignorância do que na estupidez destes ditos ‘’HUMANOS’’

    BRINCADEIRA não teria esse nome se fosse utilizada para coisas pútridas e asquerosas como essa, para não me acusarem de ser Caxias [usando isso para simplesmente ignorarem o que escrevi] vale dizer que mesmo uma brincadeira sendo boa quando é feita em hora e local inadequados não passa da mais pura ESTÚPIDEZ

  21. Robotmonster disse:

    A charge é uma critica pra ironizar que toda a segurança e prevenção no japão pareceu muito pouco pro nivel de danos, é isso. Mais mesmo assim eu não curti.

    Quanto a fazer piada da tragedia em si, isso SEMPRE vai irritar alguem, muitos que tiveram seus parentes arrastados pela Tsunami tambem não tem motivos pra rir.

    Mais o Japão tambem ja deu seus vacilos em charges publicadas por jornais, não adianta ficar pedindo pro cara cometer Sepuku, pedido de desculpas ja basta.

  22. samuel disse:

    isso é coisa d gente babaca ,qria vr c fc com eles.ja deu pra vr q os japoneses ñ podem contar com ele pra nada.

  23. johnny-sasaki disse:

    isso veio do povo que se dói quando desenham o Maomé com uma bomba na cabeça…

  24. Igor disse:

    Não vi nada demais. Charge é assim msm.

  25. Fael Souza disse:

    Eles deviam respeitar a dor e a angustia que estão passando nossos irmãos japoneses. Isso não foi só uma piada de mau gosto, foi também um grande desrespeito a toda população do Japão!!!! Um meio de comunicação deveria ter um pouco mais de ética!

  26. Ruan disse:

    As pessoas não costumam se comover completamente com problemas alheios, mas geralmente se perguntam o motivo de tanto egoísmo no quando tragédias, tipo esta, acontecem em seu território. Se eu fosse um líder de um país, faria de tudo para ajudar outro país, seja grande ou pequeno, seja rico ou pobre, seja asiático ou americano, porque no final de tudo, todos somos filhos de um só Pai.

  27. Yusei disse:

    Muito mal gosto isso pq esses caras n sentiram na pele a tragedia bando de @#[email protected]@$#.

    Enfim o japao é um pais forte e com muita garra vao superar isso.

    A e se n sabem, devido a essa tragedia ta proibido agora os produtores de anime, manga, etc na japao de produzirem algo relacionado a tsunami e terremoto, se tiver algo a ser publicado vai ser CENSURADO >.< (A ultima saga de one piece se salvo por pouco).

  28. Josué disse:

    totalmente sem noção.

  29. hou disse:

    Tb teve gente q disse q os terremotos e a tsunami aconteceu 5 dias depois da exibição do ep. final da guerra de One Piece em anime, já com os efeitos dos novos poderes do Barba Negra.

  30. J.é.H.. disse:

    Galera não é so isso eu jah vi mais de 20 links falsos sobre noticias do japão q na verdade é virus (que acho q a maioria dos usuarios jah sabem disso, e nao clicam) e quanto a charge sempre havera esses “TIPOS” de pessoas/paises q ironizam a desgraça dos outros

  31. Freedom disse:

    Fuck malasia >>’, mudança de planos, malasia vai morre antes da argentina (muhaha)

  32. Rogi disse:

    o chargista nao teria feito o desenho se ele tivesse parentes no japao.
    mas nao se deve relevar isso nao, charge é pra zoar mesmo

  33. Devan disse:

    Algo estranho.
    Pediram para as pessoas sairarem Do japa. graças a usina.
    E os animes vão continuar?

  34. KurosakiLuiz disse:

    ta rolando ate um video na net que passa tipo um aviao e falam q o goku na nuvem voadora

  35. rodrigo disse:

    Tbm não disseram só isso de levantara as mãos,já disseram coisas sem noção do tipo:
    “Cadê o Goku quando precisamos dele” ou “Isso é coisa do Kisame”
    Não é hora pra isso!Fala sério.Os caras estão com medo de novas catatrofes,abalos ou até a Radiação!Então pra vc q faz isso,e tudo q aqui foi dito entrou por um ouvido e saiu pelo outro…Queime no Inferno!Garanto q volta pra você seu idiota.

  36. Nekomimi disse:

    Vocês se lembram de um certo Shintaro Ishihara? Para os que não se lembram, é aquele prefeito de Tóquio, autor da infame lei antimangá (que também é chamada de lei antiotaku ém alguns sites de mangá e anime). Pois bem, apesar do momento trágico pelo qual o povo japonês passa (principalmente os que vivem na região nordeste do Japão, recentemente devastada pelo terremoto e pelo tsunami que se seguiu e que agora enfrentam mais uma ameaça, desta vez de natureza nuclear). numa mostra de total insensibilidade para com o povo do seu próprio país, afirmou que o desastre (o terremoto e o tsunami) foi uma “punição dos céus”, porque os japoneses se tornaram “gananciosos”. Essa informação está numa coluna publicada no site da folha.com, vejam o link abaixo:
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/888974-o-japao-sofre-mas-ensina.shtml
    Será que os habitantes daquela região, na maioria formada por pequenos agricultores e pescadores artesanais são “gananciosos”? Vocês não acham que esse prefeito de merda já foi longe demais, ainda mais num momento como esse? Tá na cara que é falta simancol nele, vocês não acham? E eu soube que ele agora quer fazer uma lei para censurar a internet lá.
    Já passou da hora de o povo de Tóquio (inclusive os fãs de animes e mangás de lá) pedir o “impeachment” desse cara, que se depender dos otakus japoneses, não volta a exercer nenhum cargo público. Ele tinha mais é que ser mandado para lá para ajudar os sobreviventes do desastre, procurar os corpos das vítimas nos meio dos escombros das cidades atingidas ou (melhor ainda), ser enviado às usinas nucleares de Fukushima para ajudar a resfriar os reatores nucleares danificados, e na base do balde d’água. Pra quem faz uma lei desgraçada como aquela, além de dar declarações infelizes numa hora dessas, se expor a uma boa dose de radiação nuclear não é nada.

  37. Thiago Ribeiro disse:

    O autor da charge não tinha nem que pedir desculpas,não importa aonde seja se acontecer uma catástrofe em qualquer lugar do mundo vão sempre ter pessoas assim para divertir a tragédia,isso não se descute e ponto.

  38. Felipe Rodrigo disse:

    As pessoas só estão de mi mi mi pq é no japão, a charge é divertida e original.

  39. Raquel disse:

    Bando de povo ridículo os que fizeram isso. E mais ridículo ainda que consegue ver algum tipo de humor nisso e ainda rir. Queria ver se fossem eles (ou vocês, que riram ) sofrendo esse tipo de catástrofe.
    “Isso é coisa do Kisame”? Fala sério mesmo. Animes são para divertir… mas numa situação dessas, fazer esse tipo de piadinha é simplesmente desprezível e repugnante.
    “Poderes do Barba Negra”… ah povinho otário!!
    Que queimem mesmo no inferno seus podres…

  40. Lucas disse:

    Faltou as pessoas enviarem cartas, e-mails, vídeos, e passar na tv a seguinte piada:

    Pergunta: Sabe como fazer para juntar dezenas de pessoas na Malásia?
    Resposta: Joga um pedaço de pão no chão.

    Pergunta 2: E para juntar centenas?
    Resposta 2: Passa manteiga antes de jogar…

    ahuiahuiahauihauihauihauihuai!!!

    Faltou essa resposta p/ eles verem o quanto eles podem falar. Coitados…

  41. Pivomar disse:

    já é ruim as pessoas que vê a desgraça e não ajuda, pior ainda a que vê a desgraça e além de não ajudar tira sarro, é muita falta de sensibilidade das pessoas que fazem isso, eu fico triste quando vejo uma coisa dessas. Muitas pessoas perderam tudo casa, familia e amigos estão sofrendo muito, o perigo é constante, na moral isso é horrível.

    eu vou orar pelo japão!

  42. wagner disse:

    Coitadinhos o caramba… FALA-SE EM TRAGEDIA DA NATUREZA E TAL.

    NÃO ACHO. SABE PORQUE?

    PORQUE JÁ HÁ MUITO TEMPO SE SABE QUE ALI HÁ TERREMOTOS QUE HÁ FISSURA DE UMA PLACA TECTONICA, QUE HÁ TSUNAMI, QUE FAZ PARTE DO CIRCULO DE FOGO, ETC…

    SE SABEM, PORQUE VÃO MORAR ESTÚPIDAMENTE NA BEIRA DO MAR SEM PROTEÇÃO DECENTE ? E PIOR…

    PORQUE DIABOS CONSTROEM TROCENTAS USINAS NUCLEARES SABENDO DA POSSIBILIDADE DOS ABALOS SÍSMICOS?

    SÃO BURROS ISSO SIM. E A ALTA TECNOLOGIA DELES NÃO PASSA DE ILUSÃO, NÃO COLOCAM EM PRÁTICA…

    NÃO DÁ LUCRO USAR A TECNOLOGIA PARA FACILITAR A VIDA DAS PESSOAS, PROTEGE-LAS…

    • AnimaGames disse:

      Você tem tanta coragem pra chamar alguém de burro que esqueceu uma coisa.
      Este terremoto foi fora do normal, em vez dele acontecer de forma fraca e frequentemente, ele demorou a acontecer fazendo com que a força do terromoto seja mais forte.
      E você prefere morar na rua ou morar na beira do mar?

    • Robotmonster disse:

      Como se a industria pesqueira pudesse se dar ao luxo de morar longe da praia por seguranca.

      E as usinas, se voce explicar uma forma alternativa do pais conseguir energia eficientemente pra abastecer a alta demanda a curto prazo, ficaria feliz.

    • Augustolucar disse:

      Explica aí como o Japão pode fazer energia então cara
      Parece que não pensa

  43. Fabio_gatts disse:

    Queria ver se fosse o contrario pra ver se eles iam gostar.

  44. roy mustang disse:

    Como e que vao passar Super Onze com
    o personagem Tsunami?

  45. Bismarck disse:

    O humor e bom para momentos assim, mais assim é exagero, e outra coisa a muita gente dizendo ”cadê a tecnologia?” uma usina nuclear não e um predio que funciona por alguns anos e é reconstruído, são decadas de funcionamento, e tbm eu quero saber quem coloco na cabeça que pq existe budismo no pais a terremoto e maremoto não a lugar livre, toda essa ”religiosidade” é muito hipócrita eles dizerem ”É por que esse povo não tem DEUS”. Eu prefiro me calar e ignorar pessoas com comentários de tipo, é gente nos que somos otakus temos de para de postar tanta besteira…. xD oras, culpa do Barba Negra…..

  46. Dyxis disse:

    Uma charge não precisa ser necessariamente engraçada. E o humor nem sempre apronta para a ridicularização. A charge publicada na folha foi o reaproveitamento da arte japonesa para retratar a tragégia, e o humor está na inversão de uma imagem clássica para o real. No meu ponto de vista, não foi de mau gosto, nem um pouco, além de ter sido muito bem pensada. Mas essa do Ultraman foi grosseira. O herói fugindo da tragédia, e não enfrentando. É como se a charge dissesse: “os japoneses estão sendo uns covardes diante da tragédia”. Eu interpretei dessa forma, por isso achei de extremo mau gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.