Enquete: o que pode ser considerado anime?

Enquete: o que pode ser considerado anime?Geralmente quando se anuncia uma coprodução entre o Japão e outros países, muitos entram no mérito do que realmente caracteriza um anime. Várias das animações que hoje se vê no mercado televisivo são facilmente confundidas com obras japonesas, pois carregam traços característicos dessas produções.

São inúmeras as animações que não tem qualquer relação com o Japão, mas emulam os traços e a narrativa característica de mangás e animes. As séries mais conhecidas e que podem ser facilmente citadas nestas situações são Ben 10, Jovens Titãs, O Clube das Winx e Avatar: A Lenda de Aang (The Last Airbender).

Entretanto, alguns consideram animes aqueles produzidos por estúdios japoneses. Neste caso, o exemplo mais recente é o novo Thundercats, considerado anime por ter sido produzido pelo Studio 4°C. Vale ressaltar que o desenho original da década 80 também teve a animação feita por estúdios japoneses.

O que torna Thundercats duvidoso em ser ou não um anime é o fato de a história não ser japonesa e sim americana, a exemplo de Oban Star Racers (França), Batman: O Cavaleiro de Gotham (Batman: Gotham Knight), Animatrix, Falcões de Prata (SilverHawks), Transformers Animated (2007) e Halo Legends, que são de origem ocidental e animados no Japão.

Ainda existem outros casos similares, na qual os japoneses produzem animações baseadas em obras culturalmente ocidentais, como Iron Man, Wolverine, X-Men, Blade (Marvel Anime) e Supernatural: The Animation. No entanto, nessas séries os estúdios tiveram mais liberdade na história e não se limitaram apenas em animar, ainda que mantendo parte ou toda a sua origem cultural.

Há ainda Bakugan, que inicialmente surgiu como anime para o mercado japonês, mas nas últimas temporadas é mantido apenas pelo sucesso no Ocidente, financiado pela Nelvana Entertainment, sua distribuidora e agora coprodutora. Inclusive, a partir do segundo ano, a série começou a ter seus novos episódios exibidos primeiro nos Estados Unidos e Canadá.

Também existem versões genéricas de animes produzidas em países asiáticos, como Legend of Blue, Autopista e Soul’s Window, que plagiou cenas do longa-metragem 5 Centimeters Per Second (Byousoku 5 cm). A influência da cultura pop japonesa em seus países de origem é notavelmente clara, mas até onde isso pode ser levado em conta?

Considerando todas essas informações, nós queremos saber:

O que pode ser considerado anime?

Apenas séries com história e animação produzidas no Japão
Animação produzida no Japão, mas com história americana
Desenhos animados com traço e narrativa característica dos animes, mas produzidos em outro país
Outro

 

Resultado da última enquete: Por que a transmissão de animes na TV diminuiu mundialmente?

Outro motivo – 946 Votos
A criatividade já não é a mesma – 717 Votos
A violência gera imagem negativa – 671 Votos
Aumento do streaming e OnDemand – 426 Votos
Continuações de uma mesma franquia irritam – 405 Votos

Total de votos: 2.343