Disney XD: canal terá transmissão encerrada na América Latina

Walt Disney Television / Divulgação

A Walt Disney Company decretou nesta segunda feira (10) o encerramento das transmissões de cinco de seus canais pagos na América Latina: National Geographic Wild, Nat Geo Kids, FXM, Star Life e Disney XD. A decisão teve como objetivo cortar custos para priorizar a exclusividade de conteúdos da empresa dona do Mickey Mouse para o serviço de streaming Disney+. O anúncio faz parte de uma promessa antiga do CEO Bob Chapek, que declarava 100 fechamentos internacionais.

Reprodução.

Lançado em 2009 no Brasil, substituindo o antigo canal Jetix, o Disney XD já algum tempo não vinha recebendo grandes novidades para sua programação, que carece inclusive até os dias de hoje de um sinal HD, e já teve atividades terminadas em países como Austrália e Nova Zelândia em 2019. A decisão da Disney coincide inclusive com a fuga de clientes das TVs por assinatura para o streaming que tem sido recorrente no Brasil e que é possivelmente um fenômeno global.

Se nada mudar, a transmissão derradeira do Disney XD será no dia 31 de março.

44 respostas para “Disney XD: canal terá transmissão encerrada na América Latina”

  1. ChrysMonkeyQuest disse:

    Demorou pra acontecer, mas sabíamos que aconteceria hora ou outra…
    Agradeço ao Disney XD pelo menos pelo conteúdo que entregou até alguns anos atrás. Séries como Par de Reis, Lab Rats, Crash e Bernstein, Mech X4 foram incríveis e alguns dos desenhos do canal foram bem legais também.
    No fim, jamais superaram aquilo que o Jetix entregava, mas entregaram várias pérolas.

  2. Diegon disse:

    Sinceramente, foi tarde. Nunca honrou, manteu, nem superou a proposta Jetix. A reformulação tirou muito a identidade do canal, só os primeiros anos ainda tinham atrativo. Pra quem ainda gosta (se existe), sinto muito.

  3. Jvsp disse:

    Parece que não vamos ter lancamento do Marvel HQ aqui na América Latina, uma pena, não duvido nada o Disney Channel e o Disney Junior serem extintos daqui a alguns anos….

    • Maria Júlia Santana da Silva disse:

      Pena mesmo. Duvido qual canal vão botar no lugar do Disney XD nas operadoras de TV Paga aqui no Brasil, aposto que seja a Gulli da M6 da França, que chegou no Brasil em 2020

      • MeGaNiNjA disse:

        Que operadoras tem esse canal por aqui?

        • Maria Júlia Santana da Silva disse:

          Só a BluTV por enquanto. A Gulli exibe desenhos da França como as temporadas antigas de Três Espiãs Demais e os desenhos da Xilam, por sinal eles exibem desenhos brasileiros devido á lei de cotas da Ancine, como Gui e Estopa

    • João Carlos disse:

      anos? kkk na dou nem 10 meses pra morrerem.

      • MeGaNiNjA disse:

        Disney Channel vai ser o unico a ser mantido pra ser a porta de entrada da galera a Disney +

      • Jvsp disse:

        Se depender da Disney, é isso aí que vai ser mesmo, eles agora só querem saber de investir no streaming, os canais de TV deles agora só vivem no automático e com muitas reprises, o Cartoon Netowork é a Nickelodeon podem estar dando mais atenção ao seus streamings mas eles ainda investem em conteúdo pra TV, e eles até botam uns programas do HBO Max e da Paramount+ como vitrine pros nao-assinantes, a Disney deveria fazer o mesmo

    • Blu3s disse:

      De qualquer modo, é como se a Marvel realmente tivesse tantas produções só com o selo dela para preencher a grade de um canal inteiro sem reprises excessivas após um ou dois meses de implantação?

  4. MtuR disse:

    Até que durou bastante, já que fazia um tempo que as séries estreavam lá e depois eram movidas pro Disney Channel, que inclusive eu também não dou mais que 5 anos pra rodar também considerando o ritmo de decadência da tv fechada.

  5. Endo Torres disse:

    Eu achava muito promissor o Disney XD no começo, misturar animes, com desenhos e seriados de ação numa pegada semelhante a Tokusatsu, comédias mais voltadas ao universo masculino, desenhos da Marvel, de Star Wars, porém fato é que se o canal seguiu essa proposta durou pouquíssimo tempo, e no Brasil então o negócio era mais difícil ainda, em razão da falta de acessibilidade do canal.

  6. Jardel disse:

    A última vez que vi esse canal foi praticamente quando estreou, na época que passava Digimon Frontier e em seguida Digimon Data Squad, depois disso nunca mais assisti o canal.

  7. Kazuma disse:

    Kick Buttowski, Zeke e Luther, Guerreiros Wasabi, Pucca, Par de Reis, Beyblade Metal Fusion, Vingadores Heróis mais Poderosos da Terra, Gravity Falls, Star Wars Rebels, Yokai Watch, Star vs As Forças do Mal, Amphibia e Ducktales
    Foi bom enquanto durou Disney XD
    2009 – 2022

  8. Blader Dudu disse:

    Descanse em paz Disney XD, desenhos bons eu vi nele como Mistureba, Kid vs Cat, a liga dos Super malvados, os vingadores: os super heróis mais poderosos da terra, e algumas séries live-action como uma banda lá em casa, par de reis, Zeke e Luther, e os animes como Digimon data squad, Digimon frontier, Beyblade metal fight (fusion/masters/fury), e dinossauro rei, foi um canal legal no seu começo e um dos primeiros que vi quando tive TV paga em minha casa.

  9. Blu3s disse:

    Às vezes acho que a Disney só não admite, mas ela fracassou feio com esse canal. Há anos eu não entendia porque ele ainda existia e porque o que ele ainda transmitia não podia ser simplesmente remanejado para o Disney Channel, ele até parecia promissor no início, especialmente com algumas produções próprias com algum foco em ação e animes que exibia em horários melhores que o Jetix pouco antes de ser extinto, mas com o passar dos anos foi virando só mais um canal irrelevante na TV por assinatura até ter o próprio fim anunciado agora, uma pena…

    • Blader Dudu disse:

      Se parar pra pensar ele exibiu poucos animes, nem 10 passaram no canal, me lembro só de Digimon data squad, Digimon frontier, Beyblade metal fusion, Beyblade metal masters, Beyblade metal fury, yokai watch, dinossauro rei (as duas temporadas) e mais nenhum que lembro.

    • tiagoseiyapb disse:

      Os horários do Disney XD sempre foram horríveis, as produções da Marvel ficava restritas às manhãs, a noite só passava coisa ruim, lembro que na época eu trabalhava e eu só consegui ver a primeiro temporada de ultimate bom aranha a noite uma vez porque só deus sabe como ela ganhou uma reprise a noite, vamos ser sinceros a programação e os horários era ruim demais

  10. Kaique Batista disse:

    Pessoal fala do Jetix. Mas na boa , canal excelente era o Fox Kids!!!

    Agora , falando sobre a Disney e seus 3 canais infanto juvenis. Uma coisa que sempre critiquei foi o acervo criado pela Disney ou adquirido pela Disney , principalmente desenhos nunca passar em nenhum de seus 3 canais de tv . Sejam vários desenhos , algumas séries e filmes.

    Sobre o futuro dos canais Disney ,Mesmo com o streaming existindo e ele sendo o foco da Disney. Achei uma burrada em vários países eles cortarem os 3 canais. Creio ser inteligente manter pelo menos 1 canal , o mais popular deles , o que tem mais acesso , por exemplo , o Disney Channel , e ele ser um canal de divulgação do serviço Disney+ , ser uma segunda janela e também competir com o Cartoon. Pois cancelar os 3 significa perder fatia de mercado em cada país que for cancelado. A Turner/Warner não iniciou nenhum movimento e não parece interessada em excluir o Cartoon Network nos países , aliás lançou inclusive um canal voltado para uma faixa etária menor , o Cartoonito …

    • tiagoseiyapb disse:

      Isso é por enquanto o HBO Max tá crescendo logo logo a nova dona vai vender que apostar, a Disney não precisa mais de muitos canais sem contar que pra ela negócio futuramente vai ficar inviável, ninguém mais quer tv por assinatura hoje vc paga por 2 plataformas e tem tudo a tendência é essa mesmo sem contar que o canal sem sinal HD tinha

      • Kaique Batista disse:

        Assim , agente vê os dados da queda de assinatura na tv paga nos últimos anos. O básico que deveria acontecer é reduzir o preço. E não existir canais em pacote acima sem justificativa. Acabar com alguns canais menos lucrativos até entendo , como a Disney está fazendo na América Latina. Mas no caso de alguns países em que tiraram os 3 canais incluindo o Disney Channel achei precipitado demais. Nesses países o resultado imediato foi o aumento de audiência do CN e Nick.

        Sobre a tv paga , eu só vejo ela sobreviver se ela for um agregador de tv + streamings . Assinada via internet , o Directv Go , é tendência(além de Pluto tv e afins) . Via satélite com antenas vejo mais assinada em locais que não tem internet boa . Mas os canais principais não vejo nenhum indício que acabarão um dia , vários ainda são rentáveis seja na tv ou internet .

  11. Filipe Casagrande disse:

    Tá explicado pq nunca lançaram o Disney XD em HD por aqui, eles não pretendiam mais investir no canal. O Nat Geo Kids não decolou, visto que o público infantil já tem bastante opção, agora remover o Star Life e o Nat Geo Wild pra mim foi uma grande surpresa. Dois canais com um público bem segmentado

  12. MeGaNiNjA disse:

    Já tava esperando, nem sequer chegou a ter sinal HD

  13. Anthoni Vedovato disse:

    HAhahA! ENFIM Acabou!!!

    ADEUS BOSTA XD!!! ATÉ NUNCA MAIS!!!

  14. Gustavo Martins disse:

    mais ainda esse ano vai ter a ultima temporada de the owl house com apenas tres episodios onde eles vao estrear no disney plus ?

  15. Léwow disse:

    A Disney nunca devia ter acabado com o Jetix, esse Disney XD nunca soube criar uma identidade própria e a Jetix já era uma marca consolidada

    Foi tarde apesar de algumas coisas boas como Kick Buttowski e Uma Banda Lá Em Casa

    • Blader Dudu disse:

      O canal tinha sim uma identidade própria mas olhando agora parecia mais uma MTV pra meninos crianças e adolescentes, só que de um modo não marcante e sim uma coisa que qualquer canal poderia imitar, o Jetix e Fox kids eram únicos.

  16. Manoel Pedro disse:

    O Disney XD era muito bom no começo, porém os canais anteriores Jetix e Fox Kids eram muito melhor e tinham proposta muito melhor e tinham mais conteúdos bons e eram MUITO mais diversificados do que Disney XD. A Disney nunca soube aproveitar muito bem sua propriedade quando adquiriu a Fox Kids. Talvez que a Disney Plus devia aproveitar a marca Jetix como a parte dentro seu serviço de streaming, talvez a coisa nunca vai realmente acontecer.

  17. Mauro Cezar disse:

    O Disney XD Pra Mim Foi Só Gravity Falls, Os Padrinhos Mágicos, Yo-Kai Watch, Star, Penn Zero, Galáxia Wonder, Zeke e Luther e Kick Buttowski, Vai deixar Saudades

    • tiagoseiyapb disse:

      Não vejo graça nenhuma nesse Zack e Luther achava ridículo, tirando os desenhos da Marvel e Star Wars gostava muito de minha babá é uma vampira, par de reis e guerreiros wassabi, foi o lar dos Power Rangers Beyblade fases da era Metal Fury e Digimon, na realidade o canal apresentou muita coisa boa nos seus anos de glória.

  18. Eryk Oliveira disse:

    Que tristeza. É um dos melhores canais de desenho.

    Quero dizer, era quando eu assistia. Não sei como está agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.