Disney/Marvel: profissionais de VFX mencionam condições precárias de trabalho

Marvel Studios/Divulgação

Nos últimos anos, profissionais de efeitos visuais que trabalham para a Disney votaram unanimemente por sua sindicalização com a IATSE, os trabalhadores da Marvel Studios fizeram o mesmo no mês de agosto deste ano. Mack Robinson, coordenador de efeitos visuais da Disney e que possui mais de 10 anos de experiência, comenta que as preocupações que levaram ambos a se sindicalizarem são semelhantes e mencionou alguns casos deploráveis em uma conversa com o IGN.

Mack comentou como é cansativo trabalhar para estas empresas sem muitas condições de segurança e de trabalho, ele ainda diz que a situação piora nos últimos três/quatro meses de produção pois eles costumam apressar a equipe externa que realizam as filmagens. Isso acontece pois é necessário fazer revisões, para enviar um feedback aos artistas e estes enviarem outras avaliações das tomadas feitas.

“(são feitas) revisões de hora em hora com os fornecedores apenas para enviar imediatamente feedback aos artistas para que possam fazer seu trabalho e nos enviar outra avaliação das tomadas”.

Estas revisões podem durar entre três e cinco horas e quando há de 50 a 200 tomadas o processo pode ser muito exaustivo.

Isso realmente se arrasta. Em alguns casos, havia pessoas que trabalhavam de manhã cedo e depois até tarde da noite”.

“Eu mesmo experimentei isso em um programa onde, se eu fosse para o escritório, chegava às 7h, 7h30 e terminava por volta das 20h ou 21h da noite. Se eu estivesse trabalhando remotamente, estaria trabalhando talvez às 6h15, 6h30 da manhã e terminaria às 22h30, 23h da noite”.

Os trabalhadores da VFX esperam obter um contrato que lhes proporcione planos de saúde; benefícios de aposentadoria; pagamento de horas extras e, de forma mais ampla, os mesmos direitos e proteções concedidos aos seus colegas de trabalho que já são representado pelo IATSE no mercado geral.

Falta estrutura para pagamento de horas extras quando se trata de trabalhadores de efeitos visuais em geral, segundo o coordenador de efeitos visuais Mark Patch. Na maioria dos sindicatos de Hollywood, incluindo o IATSE, existe o conceito de “hora de ouro”, onde os profissionais sindicalizados recebem um valor superior ao comum após trabalharem 14 horas consecutivas por dia ou nos fins de semana. Mas os trabalhadores de efeitos visuais não recebem esses tipos de benefícios por seu trabalho.

Os próximos passos serão o comitê de negociação identificar as principais prioridades do seu contrato e depois proceder à negociação. A esperança, dizem eles, é que outros grupos de efeitos visuais também se juntem ao movimento.