Disney: acionistas rejeitam Nelson Peltz no Conselho de Administração

Disney / Divulgação

Nesta quarta-feira (3), os acionistas da Walt Disney Company rejeitaram a tentativa do investidor Nelson Peltz de conseguir um assento no conselho de administração da House of Mouse. Os investidores decidiram por reeleger todos os 12 membros do conselho apoiados pela empresa, incluindo o CEO Bob Iger. (via: Variety).

Para quem não lembra, Nelson havia realizado alguns comentários negativos sobre os filmes da Marvel Studios,onde ele criticava os projetos ‘estrelados apenas por pessoas pretas ou por mulheres’. O mesmo também não simpatiza com Kevin Feige e o atual CEO da Disney, Bob Iger.

O resultado da votação dos candidatos ao conselho de administração foi divulgado na assembleia de acionistas da empresa, realizada virtualmente em 2024. Peltz, que dirige a empresa de investimentos Trian Partners, não obteve votos suficientes a seu favor para conquistar uma vaga no conselho (assim como o outro candidato de Trian, o ex-Disney Jay Rasulo).

Horacio Gutierrez – vice-presidente executivo sênior e diretor jurídico e de conformidade da Disney – que supervisionou os procedimentos da reunião, disse que as tabulações preliminares dos votos mostraram que todos os 12 diretores da Disney foram reeleitos por uma “margem substancial” sobre os votos dos candidatos propostos por Trian e uma empresa de investimento menor, Blackwells Capital.

A Disney pressionou os acionistas a rejeitar Peltz e Rasulo para o conselho (junto com os candidatos da Blackwells Capital). A empresa disse que Peltz “não traz experiência de mídia e não apresentou ideias estratégicas à Disney” e chamou a luta de Trian pelo poder de “perturbadora e destrutiva”, alimentada pela “vaidade” e rancor de Nelson contra Iger.