Parece que as fortes vendas de mangás no mercado americano têm incomodando bastante as editoras locais. Para tentar conter o avanço dos quadrinhos japoneses, a DC Comics lançou uma campanha no mínimo estranha.
A editora que pertence a Warner Bros. distribuiu nas comic shops um cartaz com a seguinte frase: Robama precisa de você comprando (uma HQ) americana! Até então nada fora do comum, levando em conta o forte patriotismo dos estadunidenses.
O pequeno detalhe está no fim do anúncio, onde diz para você trocar o primeiro volume de um mangá por uma edição de número 1 da New 52 (DC Comics pós reboot). Além do cartaz, também será distribuído uma versão em flyer no evento Megacon, um conhecido ponto de encontro de otakus na cidade de Orlando, Flórida.
No Brasil a situação é a mesma. Os mangás abocanharam uma grande parcela do mercado e os quadrinhos americanos apresentam vendas cada vez menores. Mas não esperem que a campanha se repita por aqui, pois a Panini, responsável pelos lançamentos da DC em nosso país, também publica mangás.
Via Bleeding Cool
Atualização: A campanha não foi realizada pela DC Comics e não irá distribuir o cartaz em várias comic shops. Todo o trabalho foi feito pela loja A Comic Shop, porém a editora americana apoiou o projeto e está financiando 75% dos custos.
O cartaz foi criado utilizando a capa da quinta edição da revista Justice League (Liga da Justiça), em que o personagem Cyborg foi renomeado como “Robama” em referência ao presidente estadunidense Barack Obama.
Vale recordar que a DC Comics já teve nos Estados Unidos uma divisão para publicar mangás, chamada CMX. Também foram produzidas animações por estúdios japoneses baseadas em seus personagens, como Batman: O Cavaleiro de Gotham (Batman: Gotham Knight).
Portanto, não se trata de uma campanha encabeçada pela DC, mas também não a isenta de culpa. É inadmissível uma empresa apoiar esse tipo de anúncio, considerado por muitos como xenofóbico.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.