Algumas vezes decisões de canais e estúdios podem parecer ridículas, mas na realidade são apenas frutos da busca do lucro rápido com uma velha fórmula. Uma delas é querer que séries animadas de ação, em especial as baseadas em heróis dos quadrinhos, sejam exclusivas para meninos.
O motivo, que também pode ser lido como um preconceito, é simples: meninas não compram bonecos. Este é o pensamento de empresas envolvidas no entretenimento, em especial o Cartoon Network.
Em entrevista ao podcast de Kevin Smith, Paul Dini mostrou sua indignação ao fato do Cartoon Network não querer que meninas assistam suas séries de ação. Toda a discussão começou por volta dos 42 minutos, quando foi comentado a pausa na exibição de Beware the Batman, que deve voltar com episódios inéditos em 2014, para Os Jovens Titãs em Ação! ganhar mais um horário.
Logo a conversa migrou para os cancelamentos de Lanterna Verde: A Série Animada e Justiça Jovem, que a Warner considerou maduro demais com sua história repleta de arcos e romances. Por este motivo, o estúdio resolveu investir em algo mais infantis como Os Jovens Titãs em Ação!.
Além disso, Justiça Jovem teve um grande apelo com o público feminino, talvez o maior entre as animações da DC Comics. Mas isto não agrada a maioria dos executivos, que, segundo as palavras de Paul Dini, planejam séries animadas somente para meninos e não querem que meninas assistam.
Smith também defendeu que, se meninas não compram bonecos, sejam produzidos produtos licenciados como camisetas e até mesmo guarda-chuvas com imagens dos personagens.
Um das partes mais interessantes da conversa foi quando Dini citou o motivo do cancelamento de Tower Prep, live action criada por ele para o Cartoon Network e exibida no Brasil pela HBO Family. Basicamente a série deixou de ser produzida porque era muito assistida por meninas e, segundo o canal, elas não compram brinquedos.
O cocriador de Freakazoid! e produtor de Ultimate Homem-Aranha e Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H., também conhecido por colaborar em Batman: The Animated Series e nos dois primeiros jogos da franquia Arkham, criticou a série Level Up, dizendo ser apenas nerds idiotas combatendo monstros criados em CGI.
Mas nem tudo na entrevista foram criticas ao principal canal infantil da Turner. Dini elogiou Hora de Aventura e seus episódios onde mostram os personagens com gêneros invertidos, transformando Finn em Fionna e Jake em Cake.
Problemas diferentes na América Latina e EUA
Curiosamente, são justamente as animações de ação que o Cartoon Network do Brasil vem enfrentando problemas. As séries recebem cortes ou são exibidas de forma tímida, como o último episódio de Justiça Jovem: Invasão que foi ao ar apenas no Votatoon e com meses de atraso.
A lição que fica é que o CN tem seus problemas tanto na América Latina como nos Estados Unidos, mas de formas diferentes. Por aqui buscam o politicamente correto, enquanto em sua terra de origem anseiam que apenas meninos assistam suas atrações e comprem brinquedos.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.