Cartoon Network: comercial incomoda telespectadores

Desde o ano passado o Cartoon Network vem exibindo nos intervalos de sua programação, comerciais com menos de 30 de segundos chamados “Coisa de brasileiro”, que falam de situações cotidianas que remetem a atitude do brasileiro. Entre elas, “Ir ao cinema e assistir duas sessões do mesmo filme” ou “Ter certeza absoluta que mora no país mais bonito do mundo, mesmo sem nunca ter saído da sua própria cidade”.

De todas as vinhetas já exibidas, uma delas vem causando polêmica pela forma com que foi utilizada: “Saber quantos feriados o próximo ano vai ter, antes mesmo do ano começar”. Parte do público não gostou da piada e acha que isso passa a impressão de que o povo brasileiro é preguiçoso e não gosta de trabalhar.

A frase remete ao fato do país possuir tantos feriados durante o ano. Entre os emails que recebemos sobre o assunto, um deles diz o seguinte: “Nosso povo é sim trabalhador e dá duro todos os dias pegando peso, arriscando a vida para proteger o patrimônio dos outros, limpando a cidade e garantindo o sustento do dia a dia, foi uma frase infeliz”.

No passado, o Cartoon Network costumava produzir um número maior de vinhetas especialmente para o Brasil, que sempre colocavam os personagens fazendo coisas típicas do nosso país sempre de forma descontraída. Quem não se lembra dos Cartoon Cartoons (A Vaca e o Frango, Dexter, Johnny Bravo), parodiando o descobrimento do Brasil? Da sátira ao Big Brother (Velma dançando Funk), e o Super Homem no Carnaval vestido de Carmem Miranda e sambando? Além de muitas outras exibidas ao longo dos anos.

Diferente das citadas acima será que nas frases de “Coisa de brasileiro” há motivos para se ofender ou isso deve ser encarado como uma grande brincadeira do CN, assim como as que já foram feitas anteriormente? Uma coisa é certa: Em momento algum o canal pensou em ofender os brasileiros.