Burning Kabaddi: um incrível anime sobre um esporte alternativo

Por João Gabriel em

TMS Entertainment / Divulgação

Produzido pelo TMS Entertainment, Burning Kabaddi (Shakunetsu Kabaddi) é a adaptação em anime do mangá, de mesmo nome, escrito e ilustrado por Hajime Musashino desde julho de 2015. Na história, acompanhamos Yoigoshi, um ex-craque do futebol japonês, que não deseja mais praticar nenhum esporte coletivo, mas acaba sendo recrutado para o time de Kabaddi do Colégio Noukin. E hoje, estou aqui para lhe proporcionar vários motivos para não deixar esse ótimo anime da temporada de primavera 2021 em branco.

Shogakukan / TMS Entertainment / Divulgação

  • Para começar, o que é Kabaddi?

Existem várias regras (explicadas no anime), mas serei breve. Kabaddi é um esporte coletivo, com times de 7 pessoas, onde não se usa nada além de seu próprio corpo. O objetivo do Kabaddi é invadir a área inimiga, tocar no máximo de adversários possíveis e retornar ao seu campo. Ah, mas tem que fazer tudo isso enquanto fala “Kabaddi” incessantemente. Esse é o princípio básico desse esporte alternativo, que é o esporte oficial do Bangladesh.

Shogakukan / TMS Entertainment / Divulgação

Certo, mas porque tenho que assistir esse anime?

  • O (esporte) Kabaddi é incrível!

Começando com o motivo principal de se assistir um anime de esporte, o esporte em si. Mesmo pouco conhecido, o esporte é muito interessante e o anime só te deixa com mais vontade de praticá-lo. Da mesma forma que quem assiste Haikyuu!! quer praticar vôlei, quem assiste Burning Kabaddi quer praticar Kabaddi.

Shogakukan / TMS Entertainment / Divulgação

  • Não é rushado!

Ao contrário de muitos animes com poucos episódios, Burning Kabaddi não é rushado e demora o tempo necessário para avançar na história. Adaptações recentes de diversos animes estão cada vez mais apressados para tentar adaptar o máximo possível da obra original e alcançar pequenos “clímaxes” para manter a audiência, mas Burning Kabaddi não! O anime segue um ritmo devagar, tendo episódios de puro treino e evolução de personagens. As partidas que ocorrem na história também são muito bem desenvolvidas e passam toda a tensão que o personagem está sentindo (parece que você está lá assistindo junto com a torcida!). O fato de não rusharem uma única partida em um único episódio pode parecer cansativo, mas é totalmente benéfico para o desenvolvimento da trama.

Shogakukan / TMS Entertainment / Divulgação

  • Personagens bem desenvolvidos!

Como disse anteriormente, a adaptação em anime não hesita em passar um episódio inteiro, apenas, desenvolvendo os personagens. Todo o time principal, e alguns secundários, é desenvolvido, fazendo com que você se apegue não a um personagem, mas, sim, a todos. Meus favoritos são a melhor dupla do anime, Yoigoshi e Azemichi.

Shogakukan / TMS Entertainment / Divulgação

  • Opening e trilha sonora de qualidade!

Todo anime que se preze possui uma opening incrível, e Burning Kabaddi não fez feio. Mesmo não sendo a melhor da temporada, a abertura de Burning Kabaddi é simplesmente ótima e combina totalmente com o anime. Sua trilha sonora também só aumenta todas as sensações passadas durante os episódios. Caso o momento seja tenso, a trilha sonora só te deixará mais tenso ainda.

  • Não é só mais um anime de esporte!

Pode até ser que seja, e eu que esteja superestimando tal obra, mas Kabaddi é um esporte que difere muito dos quais estamos acostumados a ver em nosso cotidiano (futebol, vôlei, basquete, etc…) e, por isso, recomendo que dê uma chance se quiser ver partidas emocionantes e personagens bastante cativantes. Pode ser que você se surpreenda!

Shogakukan / TMS Entertainment / Divulgação

Certo, mas se é tão bom assim, como nunca havia escutado sobre?

Mesmo ainda estando em andamento e já se encontrando com vários volumes, infelizmente, antes do anime, o sucesso era praticamente, se não totalmente, restrito ao território japonês. Kabaddi não é um esporte famoso, nem conhecido. Por esse motivo, o mangá é inédito em quase todo o globo terrestre (nem as scans traduziam o bichinho, poxa…).

Shogakukan / TMS Entertainment / Divulgação

Onde posso assisti-lo?

Felizmente, o anime é muito fácil de ser assistido. Burning Kabaddi fez parte dos animes em transmissão simultânea da temporada de primavera 2021 na Crunchyroll, com opção de áudio original e legendas. Lembrando que assistir animes por meios oficiais aumenta as chances de novas temporadas, e, com certeza, depois de assistir você irá querer mais!

Shogakukan / TMS Entertainment / Divulgação

Muito obrigado por lerem até aqui. Se vocês ficaram minimamente interessados nesse incrível e maravilhoso anime, minha missão estará cumprida. Tá esperando o quê? Vá assistir Burning Kabaddi agora na Crunchyroll!

Comentários