Uma matéria publicada pelo jornal The Malta Today, da República de Malta, informou que a Biblioteca da Universidade Malta restringiu o acesso a 33 livros, que só podem ser consultados mediante solicitação. Entre as obras proibidas estão: The First Sixty Years de Paul Gravett, 101 Myths of the Bible: How Ancient Scribes Invented Biblical History, e livros sobre fotografia e sexualidade humana.
Os títulos citados possuem relação direta com alguma obra de mangá japonês, como por exemplo, Manga: The First Sixty Years, que fala particularmente sobre o fenômeno Astroboy. Um representante da biblioteca deu a seguinte declaração: “alguns deles já não são mais publicados, frágeis ou com alta demanda, uma vez abertas, as páginas poderiam ser arrancadas ou roubadas por completo”.
O The Malta Today também menciona que apenas 13 dos 33 livros possuem mais de 20 anos, e a organização não governamental contra censura, informa que alguns destes títulos encontram-se disponíveis através do site Amazon.com e outras livrarias, a preços acessíveis ou com desconto.
O diretor da biblioteca universitária, Kevin Joseph Elull, defendeu a atitude da instituição, afirmando que pedir acesso a estes livros é necessário e não será negado a ninguém. Em 2006, o Supervisor de San Bernardino ordenou que Manga: The First Sixty Years fosse retirado das bibliotecas públicas por conta dos desenhos de conteúdo sexual explícito, que aparecem no livro. Um grupo de estudantes defendeu o livro e protestou contra censura.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.