Audiência de streamings superou duas redes abertas de TV e canais pagos em 2021

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De acordo com informações do portal Notícias da TV, durante o ano de 2021 a audiência de serviços de streaming consolidou entre o público nacional um crescimento que vinha adquirindo desde o início da pandemia em 2020, mesmo com indicadores de diminuição de aparelhos de TV ligados.

Segundo os dados divulgados, plataformas digitais de streaming registraram aumento de 27% na intitulada média-dia (horário entre 7h e meia noite) do Painel Nacional de Televisão, que mede o ibope de ao menos 15 das maiores regiões metropolitanas do Brasil, evoluindo de 5,9 pontos entre janeiro a novembro de 2020 para 7,5 no mesmo período no ano posterior. Para se ter uma ideia, a diferença de alcance geral entre o conjunto de streamings mais populares e a TV Globo, principal emissora do país, reduziu de 9,5 pontos em 2020 para 6,9 diante dos 14,4 pontos médios obtidos ao longo de 2021 pela rede de TV carioca, que mesmo com a ameaça de sua soberania, também se beneficia com o fenômeno graças ao Globoplay.

Já outras grandes redes de TV aberta e mesmo toda a TV fechada tem sucumbido à ascenção de Netflix, HBO Max, e companhia entre os brasileiros. Enquanto a RecordTV manteve alguma estabilidade com seus 5,8 pontos com leve aumento de um décimo, o SBT amargou uma queda de 15%, encolhendo de 5,2 para 4,4 pontos. A situação da rede de Sílvio Santos é similar à soma de toda a audiência de canais pagos, que caiu de 6,6 para 5,3 com perdas de 20%, refletindo também a fuga dos consumidores de operadoras de televisão por assinatura para as mídias de vídeo online.

Vale destacar que entre os números que se teve acesso, o streaming está incorporado na categoria “conteúdo de TV/vídeo sem referência” que também comporta YouTube, vídeo games e demais mídias que não estão relacionadas à programação linear de estações de televisão, sendo contabilizados apenas o uso de TVs e excluindo-se da pesquisa aparelhos móveis como celulares, notebooks ou tablets.