Audiência da TV por assinatura no 1º bimestre de 2021

Reprodução.

O Kantar Ibope Media divulgou o ranking de audiência da TV paga no primeiro bimestre de 2021, tanto a média nacional quanto a de São Paulo. A Globo lidera ambas as listas, com 6 canais do grupo no Top 10. A média nacional é liderada pelo Viva, mas o destaque é o GloboNews que após um ano da pandemia de Covid-19, continua quebrando seus recordes de audiência.

E é o único canal de notícias em boa posição, pois sua média é 71% maior que o público somado de suas concorrentes. Discovery Kids é o canal infantil mais assistido, seguido pelo Cartoon Network. Confira o ranking e o respectivo número de espectadores por minuto:

  1. Viva – 125.963
  2. Globo.News – 119.061
  3. Discovery Kids – 85.633
  4. Cartoon Network – 83.853
  5. Universal TV – 80.230
  6. Discovery Channel – 79.328
  7. Multishow – 79.293
  8. SporTV – 78.231
  9. AXN – 68.809
  10. Megapix – 65.665
  11. Home & Health – 50.115
  12. TNT – 46.586
  13. Space – 45.585
  14. Gloob – 42.273
  15. Fox Channel (atual Star Channel) – 40.905
  16. Nickelodeon – 34.917
  17. GNT – 33.589
  18. TLC -33.250
  19. Comedy Central – 32.666
  20. ID – 32.186
  21. CNN Brasil – 32.094

Já em São Paulo, vemos duas inversões, a primeira é o GloboNews assumindo a liderança, logo seguido pelo Viva, enquanto a segunda é que o Cartoon Network toma o posto de canal infantil mais assistido. Cada ponto vale algo em torno de 100 mil domicílios ou 300 mil pessoas. Confira a lista de canais e seus respectivos pontos:

  1. GloboNews – 0,657
  2. Viva – 0,634
  3. SporTV – 0,411
  4. Universal TV – 0,385
  5. Cartoon Network – 0,373
  6. Multishow – 0,371
  7. Discovery Kids – 0,368
  8. AXN – 0,342
  9. Megapix – 0,337
  10. Discovery Channel – 0,336
  11. Home & Health – 0,310
  12. TNT – 0,265
  13. Comedy Central – 0,251
  14. CNN Brasil – 0,250
  15. Gloob – 0,241
  16. Fox Channel (atual Star Channel) – 0,220
  17. Space – 0,214
  18. GNT – 0,199
  19. Nickelodeon – 0,192
  20. ESPN Brasil – 0,188
  21. History – 0,173

Vale destacar que nos últimos 5 anos a TV por assinatura sofreu uma perda de 25% de assinantes, que foi acelerada no último ano pela chegada de novos serviços de streaming, o agravamento da crise econômica e, principalmente, a migração para a pirataria.