Attack on Titan: filmes live-action são banidos na Rússia

Kodansha / Toho Pictures / Divulgação

Após banir o anime Akira, um tribunal russo em São Petersburgo proibiu a exibição de mais cinco títulos, dentre eles mais quatro produções japonesas: os dois filmes live-action de Attack on Titan, a animação Mortal Kombat: A Vingança de Scorpion e a série Happy Tree Friends. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal russa, RIA Novosti.

O comunicado divulgado pelo Tribunal Distrital de Oktyabrsky declarou que especialistas constataram que o primeiro filme live-action de Attack on Titan “pode causar danos ao desenvolvimento moral e espiritual das crianças, assim como gerar reações fóbicas”, que a animação de Mortal Kombat “pode gerar comportamento agressivo, autoagressivo ou de automutilação” e que a série Happy Tree Friends “foi projetada sob estilo de animação americana” e por isso seria “prejudicial para a educação moral e espiritual e ao desenvolvimento de crianças pequenas, contradizendo a natureza humanística da educação russa”.

Além dos três títulos, também foram proibidas as exibições de Dante’s Inferno: An Animated Epic e Dead Space: Downfall, sendo que essa não é a primeira vez que a Rússia bane produções japonesas. Em janeiro desse ano, outro tribunal em São Petersburgo baniu Elfen Lied, Death Note, Tokyo Ghoul e Inuyashiki.