Animax: Sony decreta oficialmente o fim do canal na Espanha

AnimaX-OnlineA agonia do canal Animax na Espanha finalmente chegou ao fim. A Sony tomou sua decisão e anunciou que no dia 31 de dezembro o canal será extinto dos sistemas de TV por assinatura do país, algo que era inevitável, e já devia ter acontecido muito tempo antes, mas ao que parece só agora a Sony se deu conta de que já não havia mais solução e, muito menos, sentido para o canal continuar existindo.

Antes disto ocorrer, especulações davam como certa  a substituição do Animax por outro canal do grupo, o AXN Black, mas como a Sony não chegou a nenhum acordo com as operadoras locais, a saída foi dar um fim de uma vez por todas no canal de animes.

Em março deste ano, o Animax Espanha teve uma pequena reação, retirou os live actions e voltou a exibir animes, mas com apenas 4 séries em sua grade (Trigun, Yakitate!! Japan, Excel Saga e Kochikame), e após um certo período, reduziu este número para 2. Para piorar, as operadoras espanholas perceberam quanto o canal havia decaído e uma após a outra foram retirando o Animax de seus pacotes, deixando-o restrito a apenas duas empresas de TV por assinatura.

O Animax não é o único caso que chama atenção na Espanha. Em junho, o Cartoon Network também teve o mesmo destino, quando deixou de ser transmitido definitivamente no país, mantendo sua programação restrita a seu site oficial, e em um canal infantil local que exibe um bloco com seu nome, onde diversas produções produzidas pelo CN vão ao ar.

Sony Spin pergunta ao público o que ele quer ver

Aqui no Brasil e na América Latina, quem substituiu o Animax foi o Sony Spin, um canal que a principio adotou a velha fórmula falida de seu antecessor, live actions e animações japonesas, bastou apenas alguns meses para o novo canal desistir dos animes e apostar numa programação própria, misturando atrações do canal Sony e AXN com outras de qualidade duvidosa, apostando até mesmo em novela. Apesar de todo esforço da Sony para emplacar o canal, nada deu certo. Algumas operadoras chegaram a isolar o Sony Spin em determinados pacotes e sua programação continua agradando somente algumas poucas pessoas.

No começo do mês passado, o canal teve uma atitude curiosa em sua página em espanhol no Facebook (a versão brasileira não fez), onde perguntou se caso o Sony Spin pudesse fazer mudanças, o que eles gostariam de assistir? A publicação surpreendeu os hispânicos e nem é preciso dizer que a maioria esmagadora pediu animes. Estaria a Sony planejando mudanças para o canal em 2014 e dar espaço aos animes mais uma vez? Só o tempo dirá.