Animax Ásia retorna ao antigo logo e prioriza os animes

Animax AsiaQuando decidiu extinguir o Animax de toda América Latina e parte da Europa (Portugal), a Sony foi duramente criticada, e ainda é até hoje. Isso se dá por conta de sua desastrada e patética estratégia de acabar com o canal da pior forma possível, alegando inclusive que um dos motivos cruciais para isto acontecer teria sido a falta de audiência e o baixo apelo dos animes neste lado do mundo.

Nasceu então, o Sony Spin, que a princípio manteve a mesma essência do falecido irmão, apresentando alguns poucos animes em sua grade. Passado algum tempo, a direção da Sony achou que já era hora de fugir da sombra do canal de animes e acabou retirando-os de vez da programação. Mesmo tentando se afirmar como um canal voltado para o público jovem e inovador, o Spin não decolou, e mesmo com os investimentos em conteúdo e na grade, o canal ainda causa antipatia em grande parte do público, tanto brasileiro quanto hispânico por causa dos acontecimentos do passado.

As mudanças feitas aqui também atingiram a Europa e por lá a Sony foi ainda mais longe: anunciou primeiramente que todos os Animax se tornariam algum tipo de AXN (Black ou White) e isso de fato aconteceu, mas somente em Portugal. Nos demais países da região a situação é ainda mais estranha. Alemanha e Espanha adotaram o novo logo do canal, enquanto que Romênia, Eslováquia, Hungria e República Tcheca utilizam o antigo. O que todos tem em comum é a programação lotada de live actions e alguns poucos animes. Somente na Alemanha os animes parecem ter um pouco mais de espaço, até mesmo estreias ainda acontecem (Madoka Magica, Guilty Crow e Hagure Yusha no Estetica).

Na Ásia, a situação do Animax atualmente é algo ainda mais curioso. Na época do rebranding, os feeds do canal por lá também sofreram mudanças na identidade visual e na programação, e foram incluídos doramas e alguns seriados americanos, mas os animes ainda assim não perderam muito espaço, com exceção da matriz do Japão e a filial da Coreia do Sul. Chegamos a 2013 e a Sony aprontou mais uma das suas por lá. Ao que parece, no começo do ano, surpreendentemente o Animax Ásia voltou a utilizar seu antigo logotipo azul e branco, e a programação também mudou, voltando àquilo que o consagrou no passado, ou seja, animes 24 horas por dia.

O canal também aproveitou para anunciar suas estreias de anime para este ano, entre eles Shakugan No Shana III: The Final Series, Chihayafuru, Littles Battle Experiences W, e novos episódios de Bleach, Sket Dance, Hunter X Hunter 2011 e Fairy Tail:

Aparentemente, todos os K-dramas, live actions e programas Ocidentais  foram retirados da programação em boa parte dos feeds asiáticos. No fim do mês passado, o canal publicou através de sua página no Facebook, uma mensagem para seus telespectadores a respeito da novidade, dizendo ter voltado ao básico e que o logo agora estava alinhado ao do Japão. Os sites também foram reformulados, assim como as contas em outros meios de comunicação social. Os fãs do canal foram questionados se gostaram da mudança e as reações foram mais do que positivas.

O motivo por trás dessa mudança ninguém sabe, mas entre as muitas especulações que rondam a rede apontam para uma leve queda de audiência causada pelo antigo rebrand e, ao mesmo tempo, reação ao lançamento do Toonami Channel em países onde o Animax também está presente. As mudanças na Ásia, em si, nunca foram tão radicais como aquelas que ocorreram por aqui e na Europa, e fazer o rebranding por lá foi realmente uma péssima decisão. Com essa “volta às origens”, a marca Animax ganhou um novo fôlego por aqueles lados. Nada mais justo.

Provavelmente, a Sony percebeu que havia cometido um grave erro e achou que precisava corrigi-lo, mas o mesmo não se pode dizer da América Latina, onde, até hoje, o canal desperta saudades, mas afirmar que ele poderia voltar um dia é algo impensável, mas não impossível, devido às estranhas atitudes que uma indecisa Sony toma ao redor do mundo.