Análise – Refind Self: The Personality Test Game

Reprodução

Refind Self: The Personality Test Game publicado pela PLAYISM e desenvolvido pela Lizard, tendo sido lançado em 14 de novembro de 2023 para PC e 3 outubro deste ano para Nintendo Switch, é um jogo indie com uma proposta bem peculiar, misturando pixel art, escolhas e teste de personalidade.

  • HISTÓRIA

Apesar de não ter uma história profunda, ela é um verdadeiro quebra-cabeça no sentido positivo. No controle de uma androide, devemos ir juntando as informações que conseguimos durante cada rodada, preenchendo as lacunas e formando a história que cerca nossa personagem e sua criadora, que apesar de não ser complexa, pode cativar pela curiosidade, pois em cada rodada podemos ter escolhas diferentes que nos fornecem novas informações.

  • JOGABILIDADE

Sua jogabilidade é simples em um mundo 2D e com um botão para interagir, além dos minigames distribuídos pelo mapa.

Como o jogo possui um teste de personalidade embutido, não temos jeito correto de jogar e cada interação com o ambiente é contabilizado para o nosso teste. Não temos setas guiando a direção ou informações sobre com o que interagir, mas cada interação aumenta o contador, que é uma espécie de coração e ao chegar em 100%, chegamos ao fim da run, gerando algumas personalidades baseadas em nossas escolhas.

Na primeira rodada, temos apenas 3 slots de personalidades que são nos ditas, mas ao jogar mais vezes, os outros 2 slots são desbloqueados, totalizando 5 personalidades ao final da run.

Já nos minigames, que podem ser jogados em locais específicos do mapa, temos shoot ‘em up (jogo de nave), atendimento ao cliente numa cafeteria e batalhas de turno.

  • TRILHA SONORA

A trilha sonora só se destaca no final da 3° run, infelizmente. É boa, mas muitas pessoas não terão o contato já que podem desistir do jogo antes de finalizar 3 vezes.

  • CONCLUSÃO

Apesar da jogabilidade simples, o que chama atenção é a história fragmentada e o teste de personalidade, que parece ser bem condizente com as ações que são tomadas durante a jogatina. É uma experiência diferente do que estamos acostumados, já que cada ação que tomamos é notada, podendo gerar reflexão sobre cada próximo passo, causando escolhas artificiais e não naturais para o resultado do teste.

Nota: 7,5

Refind Self: the personality test game pode ser encontrado para PC e Nintendo Switch.

*Análise feita a partir de uma cópia do jogo enviada pela PLAYISM.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*