Análise – Brasil Animado: Uma aventura animada pelo Brasil

Reprodução.

Neste 7 de setembro será, mais uma vez, celebrado a Independência do Brasil, data onde se comemora a declaração da independência do nosso país do domínio de Portugal em 1822. O Brasil é conhecido pela sua imensa cultura, repleta pelas artes, literatura, ritmos e – principalmente – o cinema. Na análise de hoje, estarei fazendo sobre o longa Brasil Animado, de 2011, dirigido por Mariana Caltabiano, criadora de séries como Zuzubalândia e Gui e Estopa.

A produção começa com a música dos personagens Stress e Relax, protagonistas desta história e – por sinal – a música é muito cativante. Na cena inicial, os personagens falam sobre a produção ser em 3D, além das belezas do Brasil e de como começou a procura deles por uma árvore rara: o jequitibá-rosa, para um empreendimento, que tentaram fazer nos anos 1980, mas foi um fiasco.

A animação corta para a próxima cena em uma lanchonete em Santa Rita do Passa Quatro, onde eles falam sobre como fazer a mercadoria da raridade que procuram, tendo como desafio uma busca por todo o nosso país.

Mariana Caltabiano Criações / Globo Filmes / Imagem Filmes / Divulgação

Stress e Relax estão no Bondinho do Pão de Açúcar, onde Stress fica com medo pela altura do bondinho. Relax explica para Stress sobre de como as pessoas voam de asa delta no Rio. É mostrado uma cena live-action do voo da asa delta com uma música muito animada e cativante de se ouvir. Ainda no Rio de Janeiro, eles estão em uma praia, onde rola até uma referência e conversam sobre a música Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Eles vão para a Praia de Copacabana e depois para a Mangueira, onde eles passam o Carnaval lá e passam a noite no Rio no Copacabana Palace. No dia seguinte, eles vão para o Cristo Redentor, que é considerado uma das maravilhas do mundo e falam sobre ele. Mas o jequitibá-rosa não estava lá. Eles vão para a Bahia no Nordeste em sua busca pela rara árvore, onde ficariam hospedados de graça em uma casa de um amigo de Relax.

O amigo gato baiano de Relax dá um cheiro nele, e quer dar um cheiro também em Stress, que não entende o cheiro, onde Relax explica o significado de cheiro. Os três vão ao carnaval com trio elétrico na Bahia, depois disso o amigo de Relax fala sobre a comida baiana; Stress acaba comendo uma comida apimentada, cujo ele é alérgico à pimenta. Na seguinte cena em live-action, rola uma explicação sobre a capoeira, que é uma arte marcial afro-brasileira muito conhecida no país. Em Porto Seguro, eles comentam sobre a descoberta de Pedro Alvares Cabral que descobriu o Brasil em 1500. O amigo de Relax dá um presente a eles, a fita dos desejos. A rara árvore não estava lá. Stress e Relax vão para o Ceará (estado que não é muito mostrado nas animações brasileiras muito conhecidas, só nos live-actions do cinema brasileiro). Eles conversam sobre o Ceará ser chamado Terra da Luz, por ser o primeiro estado brasileiro por libertar os escravos e da Pedra Furada de Jericoacoara. Eles andam de sandboard nas dunas de areia, de kitesurf nas águas e dão um passeio de buggy. Depois eles vão ao Theatro José de Alencar em Fortaleza, onde é explicado sobre o teatro. Na Praia do Futuro, eles pedem caranguejo e baião de dois, onde o garçom explica sobre o último prato, conhecido da culinária cearense. Na passagem dos protagonistas em Canoa Quebrada, é explicado como o local foi descoberto e em seguida é explicado sobre os ritmos brasileiros na Broadway da Canoa Quebrada. A viagem do Ceará foi ótima para eles, mas ainda nada do jequitibá-rosa, o que faz Stress quase desistir, até por uma sugestão de Relax, eles vão para o sul, especificamente primeiro, o estado do Rio Grande do Sul.

Eles falam sobre o Rio Grande do Sul e sua cultura, como as danças gaúchas e a Festa da Uva em Caxias do Sul. Na cena do Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do mundo, Relax fala com o diretor Fernando Meirelles, que dubla ele próprio em nesse filme. Na próxima parada deles no Sul, Santa Catarina, eles vão a Foz do Iguaçu, onde falam sobre a história dela e suas belezas. Agora na passagem deles em Minas Gerais, eles aprendem sobre a extração de diamante, a história de Tiradentes, a culinária minera e a arte barroca de Aleijadinho. Depois eles vão para a Floresta Amazônica, onde Stress e Relax falam sobre a floresta e também é falado sobre a extração da borracha, o rio Amazonas, a lenda da Iara, os pajés e as tribos.

Stress continua frustrado por não ter encontrado o jequitibá-rosa, e os protagonistas vão para Brasília, e é contado como Brasília foi fundado e seus lugares. Pela obsessão de Stress pelo jequitibá, os dois são expulsos do ônibus de turismo; na lanchonete, ele ouve uma conversa de uma pessoa sobre se era o jequitibá-rosa, e Relax fala alto se ele encontrou um mapa do tesouro e eles vão embora da lanchonete. Em Porto de Galinhas, Pernambuco, Stress encontra um Baobá, achando que era o raro jequitibá. Na cena seguinte no carnaval de Olinda, eles fazem o frevo no meio da chuva. Na cidade de São Paulo, Stress mostra as coisas que faz em São Paulo, o seu trabalho em sua empresa e sua piscina de dinheiro. No Parque Ibirapuera, eles falam sobre a Bienal de Arte e a São Paulo Fashion Week, onde vão e comentam sobre elas. Em um lugar de comida, mais uma conversa acontece, dessa vez sobre de como a cidade de São Paulo se tornou uma grande cidade e depois vão ao Museu do Ipiranga, onde Stress testa os conhecimentos de Relax.

De volta a Santa Rita do Passa Quatro, Stress que está muito frustrado por não ter encontrado o jequitibá-rosa, finalmente descobre que o jequitibá estava o tempo todo em um parque de Santa Rita do Passa Quatro. Feliz com isso, ele quer vender mercadoria com a árvore, porém não pode ganhar dinheiro com a árvore por ser patrimônio público, mas poderão ganhar dinheiro pelo documentário sobre a viagem deles ao redor do Brasil. E o filme termina com uma história da busca deles ao pingente dourado na Jamaica.

Mariana Caltabiano Criações / Globo Filmes / Imagem Filmes / Divulgação

Sendo bem divertido e explicativo sobre os lugares do Brasil, chega inclusive a mostrar alguns lugares de animações brasileiras muito famosas e diversas referências ao cinema brasileiro e curiosidades diversas, como a representação do estado do Ceará (estado onde a redatora nasceu, cresceu e reside). Os personagens Stress e Relax são engraçados, e até me identifico com eles, pelo lado onde eu tenho calma quando as coisas estão bem (Relax) e pelo outro lado onde tenho estresse quando as coisas não estão boas (Stress).

A produção é inovadora pelo uso da tecnologia 3D, que era até então inédito nas animações cinematográficas brasileiras e que com certeza, merece mais reconhecimento.

Brasil Animado está disponível na Globoplay na seção Telecine e em seu upload oficial no YouTube.