A Lenda de Korra

A Lenda de Korra, como ficou conhecido em português The Legend of Korra, é uma continuação é uma continuação do mega sucesso Avatar: A Lenda de Aang (The Last Airbender). A nova série tem os mesmos criadores da anterior, Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino.

A estreia da animação aconteceu nos Estados Unidos em abril de 2012, levando 4,55 milhões de pessoas a sintonizarem a Nickelodeon para acompanhar os dois primeiros episódios, intitulados Bem-Vindo à Cidade República (Welcome to Republic City) e Uma Folha ao Vento (A Leaf in the Wind). No Brasil, a primeira temporada foi exibida a partir de setembro do mesmo ano.

A Lenda de KorraOs demais episódios da primeira temporada foram um sucesso de audiência, mas com a mudança de horário no segundo ano do desenho animado, os índices caíram. Até o momento, Peacekeepers foi o episódio menos assistido de toda a franquia Avatar.

No Brasil, a Nickelodeon é quem exibe a série animada na TV paga. Recentemente foi anunciado que a Band adquiriu os direitos de A Lenda de Korra em TV aberta.

A trama e preceitos de A Lenda de Aang

Antes de passar para a história de A Lenda de Korra, é preferível recapitular os acontecimentos e preceitos explicados na série anterior. A primeira coisa que deve ser explicada é a base de como funciona o mundo da série animada.

Nesta Terra fictícia, alguns humanos possuem poderes de controlar elementos naturais, que são fogo, água, terra e ar. Essas pessoas especiais são chamadas de dobradores (benders, no original em inglês). Em geral, cada nação possui uma população com dons de controlar um dos quatro elementos.

Quando o equilíbrio e a ordem são rompidos, surge um herói capaz de restabelecer a paz. Trata-se do Avatar, o único homem ou mulher que consegue dobrar os 4 elementos. Além disso, quando entra no estado de Avatar dobra todos ao mesmo tempo e com grande poder.

Na época em que a Nação do Fogo está subjugando os demais países, dois adolescentes, Katara e Sokka, da tribo da água salvam Aang, o Avatar que desapareceu por 100 anos devido estar congelado. Além disso, ele é o último dobrador do ar (daí vem The Last Airbender, o nome original da primeira série animada).

A Lenda de Korra - Aang e Katara mais velhos

História de A Lenda de Korra

Em A Lenda de Korra, vários anos se passaram desde os acontecimentos da primeira série. Agora o mundo vive em paz, com um grande centro urbano chamado Cidade da República, local onde vivem pessoas de todas as nações e dobradores dos quatro elementos, além de pessoas normais.

Aang já não está mais entre nós, surgindo uma nova Avatar com grande capacidade chamada Korra, uma prodígio que dobra água (seu elemento nativo), terra e fogo desde pequena.

Livro I: Ar

Agora já adolescente, Korra precisa partir para Cidade da República a fim de completar seu treinamento e dominar o último elemento que a falta. Seu mestre do ar é Tenzin, o filho de Aang e Katara.

Mas a sua estadia vai passar muito além de um simples treinamento, que aliás Korra sofre grande dificuldade inicialmente, pois na região há um sério debate entre dobradores e pessoas sem poderes. Um grupo de anti-dobra, intitulados equalists, descobre uma forma de tirar momentaneamente as habilidades dos dobradores.

O que inicialmente parecia ser algo temporário, vira um imenso problema quando o mascarado líder dos equalists, Amon, desenvolve uma forma de acabar de vez com o poder de dobra das pessoas. Agora a Avatar Korra precisa resolver todas essas questões e provar que o desejo de Amon não é de igualdade.

Também se destaca os problemas da vida de uma adolescente, como ela se apaixonar por Mako.

Livro II: Espíritos

Quando a paz aparenta reinar no mundo novamente e Korra já domina todos os elementos, um novo problema surge além das fronteiras da Cidade República. A sua terra natal, a tribo do sul, está sendo invadida pela tribo do norte. Acontece que esse conflito também envolve misteriosos espíritos que estão atacando pessoas e embarcações.

É também no Livro II de A Lenda de Korra que é apresentado o primeiro de todos os Avatars, Wan, e como ele recebeu seus poderes. Em um episódio duplo, intitulado Beginnings (Primórdios), mostra como surgiu as dobras entre as nações, que até então eram cidades vivendo em cima de tartarugas leão.

Produção

A primeira temporada foi toda animada pelo coreano Studio Mir, enquanto a segunda temporada passou aos cuidados do japonês Studio Pierrot. Apesar de ser conhecido por produzir o anime Naruto Shippuden, o estúdio foi duramente criticado pelos fãs de A Lenda de Korra por ter uma qualidade inferior.

Personagens e dubladores

Korra é a atual Avatar. Tem 17 anos de idade e tem como origem a Tribo da Água do Sul. Dominou três elementos quando era apenas uma criança, precisando ir treinar com Tenzin para dominar a dobra de ar. Assim como toda adolescente, logo se apaixona na nova cidade, pelo Mako. Suas dubladoras são Janet Varney (EUA) e Mariana Torres (BR).

Tenzin é o último mestre do ar que resta e também um dos poucos dobradores do elemento, já os demais são apenas seus três filhos. Seu era o antigo Avatar Aang e a sua mãe é a dobradora de água Katara. Sua esposa é Pema, uma pessoa sem poderes. É dublado por J. K. Simmons (Estados Unidos) e Ricardo Telles (Brasil).

Mako é um jovem dobrador de fogo. Ele cresceu nas ruas e participa de um esporte envolvendo dobradores. Foi namorado de Asami, uma rica herdeira, mas depois ficou com Korra. Na segunda temporada virou um policial da Cidade da República. Sua voz oficial em inglês é do ator David Faustino, enquanto em português é interpretado por Francisco Quintiliano.

Bolin é o irmão mais novo de Mako e seu companheiro de equipe. Inicialmente teve uma queda por Korra, mas na segunda temporada fica com a perturbada prima dela, Eska. Seu elemento é a terra. É dublado por P. J. Byrne (inglês) e Charles Emmanuel (português).

Amon foi o grande vilão do Livro I, liderando o grupo denominado equalists contra os dobradores. Ao longo da temporada, foi descoberto que na realidade era dobrador de água e seu nome era Noatak. Teve dublagem dos atores Steve Blum (EUA) e Ricardo Schnetzer (BR).